Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

Oficina mais próxima

MForce Cascais Shopping

SAÚDE AUTO

210 115 017

Fale com um especialista

MarcaçãoMarcação

Com os preços da gasolina e do gasóleo acima dos dois euros por litro, todos estamos a fazer contas à vida. Por isso, hoje trazemos 9 dicas para poupar combustível, a começar logo que abastece! 

1. A poupança começa enquanto abastece

Sabia que o combustível fica mais denso quando a temperatura baixa? Na prática, significa que há mais massa em cada litro de combustível. Então, se abastecer de manhã ou à noite, consegue “comprar mais por menos”. E já que falamos na quantidade de litros que abastece, não faça muita força na “pistola”. Quando aperta com muita força, deixa passar mais vapor que ocupa espaço no depósito. Por isso, tente encher o depósito devagar e gentilmente.

 

2. Aposte numa condução eficiente para poupar combustível

A condução eficiente, ou “eco-condução”, permite poupar combustível e diminuir as emissões de gases poluentes. Ao evitar travagens bruscas, arranques violentos com o motor a frio e conduções a velocidades mais elevadas, pode poupar até 20% de combustível. Aqui ficam algumas dicas de condução eficiente:
 

  • não acelere ao ligar o motor. A primeira dica de condução eficiente começa ao ligar o motor. Depois de ligar arranque sempre suavemente.
  • a primeira mudança só é para arrancar. Depois de percorrer 3 a 6 metros, engrene a segunda mudança para evitar o desperdício de combustível.
  • evite acelerações bruscas. Acelerar apenas 20 km/h a cada 5 segundos permite poupar até 10% de combustível, segundo o Automóvel Clube de Portugal (ACP).
  • conduza a velocidades mais baixas. Acima dos 90 km/h, por cada 10 km/h adicionais, os carros a gasolina e gasóleo consomem entre 3 a 10% mais combustível. No caso dos elétricos, o consumo aumenta entre 8 e 12%, segundo a plataforma MILE 21.
  • diminua a velocidade sem utilizar o pedal. Sempre que precisa de diminuir a velocidade (por exemplo, porque há semáforos, uma passadeira ou um sinal de stop), levante o pé do acelerador em vez de utilizar o pedal do travão. Segundo o ACP, consegue poupar até 2% de combustível assim.
  • escolha o momento certo para mudar de velocidade. Saber as rotações por minuto (rpm) não é só uma curiosidade. Nos carros a gasolina, é melhor mudar a velocidade às 2500 rpm. Nos carros a gasóleo, o ideal é mudar às 2000 rpm. A maioria dos veículos mais recentes indica qual é o momento certo para mudar a velocidade.
  • use o “cruise control”. Se o seu carro também tem uma funcionalidade de “cruise control”, use-a para manter a velocidade desejada constante, poupando, desta forma, combustível.

Aposte numa condução eficiente

3. Retire as cargas desnecessárias no tejadilho e na mala

Tem caixas de bagagem ou suporte para bicicletas no tejadilho? Então, tire-as quando não precisar delas. O peso e a forma no tejadilho afetam a aerodinâmica do carro, o que aumenta o esforço e implica um consumo 5% superior. Já na mala do carro e no interior do habitáculo, o consumo de combustível aumenta de 1 a 3% por cada 50 kg adicionais.

Medir pressão dos pneus

4. Mantenha a pressão adequada nos pneus

Os pneus são o único ponto de contacto que o seu carro tem com a estrada. Por isso, estão sujeitos a imenso desgaste. Esse desgaste traduz-se em maior atrito e, por consequência, em maior consumo de combustível – 1 a 2% mais combustível por cada 0.2 bar com a pressão abaixo do recomendado. Por isso, antes de viajar, verifique sempre a pressão dos pneus. Já agora, tenha cuidado redobrado no inverno: os pneus perdem 0.2 bar cada 2 - 3 meses quando a temperatura exterior cai 10ºC.

5. Abrir as janelas ou ligar o ar condicionado do carro? Depende

Tal como a carga no tejadilho, abrir as janelas influencia a aerodinâmica do carro. Circular com as janelas abertas a alta velocidade pode aumentar os gastos de combustível em 20%. Por isso, quando circula a mais de 80 km/h, prefira o ar condicionado. No entanto, a velocidades mais baixas, para circular na cidade, é preferível abrir as janelas – o gasto do ar condicionado é superior à perda aerodinâmica das janelas.

6. Tente fugir ao trânsito

Sim, às vezes o trânsito é inevitável. Mas sabia que conduzir no “pára-arranca” aumenta o consumo de combustível até 38%? Pois é. Às vezes, é preferível optar por uma rota mais longa, mas com menos trânsito. Antecipar o trânsito e escolher melhor o seu percurso tem um potencial de poupança de combustível de 5%.

 

7. Evite caminhos de terra batida

Aqui fica uma grande dica para quem está de férias: não vá por atalhos de terra batida para chegar mais rápido à praia. Em comparação a uma estrada de asfalto, os percursos em terra batida aumentam o consumo do combustível do carro em 30%.

8. Tenha cuidado ao estacionar

É daquelas pessoas que passa vários…longos…minutos à procura do melhor lugar? Então, pense duas vezes, porque gasta muito combustível à procura do lugar! Além disso, evite fazer grandes manobras para estacionar. A marcha-atrás é uma das mudanças que gasta mais combustível, por isso é preferível estacionar em espinha. Estes pequenos cuidados podem ajudar os condutores de cidade a poupar muito no dia a dia.

 

9. Faça as revisões e a manutenção periódica

Chegámos à última dica. Quer poupar combustível? Então, respeite os conselhos do fabricante e faça as revisões periódicas. Se a ignição e o sistema de injeção não estiverem a funcionar bem, o consumo de combustível aumenta 3.5 a 10%. Se o filtro de ar estiver entupido, pode gastar até 10% mais combustível. Se não estiver atento aos níveis de óleo e do líquido de refrigeração, pode consumir até 1 a 3% mais de combustível. Tudo bons motivos para procurar a Oficina MForce mais perto de si!

Serviços MForce
ver todos os serviços
  • Mantemos a Garantia
  • Peças Homologadas
  • Técnicos Profissionais
A pensar em si
A PENSAR EM SI
Saúde Auto

Saúde Auto

Higienização

Higienização

Recolha Entrega

Recolha Entrega*

Recolha/entrega chaves 24h

Recolha/entrega chaves 24h*

Serviço Mobilidade

Serviço Mobilidade*

Marcação digital

Marcação digital

MForce, a melhor solução integrada para resolver qualquer problema do seu carro

Profissionalismo     Fiabilidade e Garantia     Conveniência     Rapidez     Qualidade e Preço

 

* Serviços disponíveis em oficinas selecionadas. Para mais informações ligue 210 115 017