Na MForce, levamos o serviço de Inspeção Periódica Obrigatória muito a sério. E tratamos de tudo por si:
- Check-up gratuito
- Transporte para centro de inspeção gratuito
- Serviço de IPO
Como Funciona o Serviço de IPO na MForce?
A visita ao centro de inspeções é algo que não tem de ser uma fonte de preocupação. Através do Serviço de Inspeção Automóvel, a MForce faz tudo por si e ainda lhe dá a conhecer várias informações importantes que não deve ignorar.
Para sua comodidade, este serviço coloca ao seu dispor os melhores técnicos especializados, que efetuam um check-up gratuito ao seu veículo e o conduzem de seguida até um centro IPO certificado para a realização da inspeção automóvel obrigatória, a qual acompanham devidamente.
Criado para lhe poupar tempo e incómodos, o Serviço de Inspeção Automóvel MForce inclui:
- Diagnóstico automóvel gratuito MForce;
- Transporte do seu carro até ao centro de inspeção automóvel (e o respetivo regresso);
- Inspeção periódica obrigatória (IPO).
Qual é o preço do serviço de inspeção?
O PVP de tabela do serviço de Inspeção Automóvel na MForce é 49,99€
Quanto à Reinspeção Automóvel, o seu PVP de tabela na MForce é 39,99€
Que pontos são controlados na Inspeção automóvel?
Com o objetivo de garantir a segurança rodoviária em geral, todos os veículos devem estar em perfeitas condições mecânicas e de funcionamento. Nesse sentido, os serviços MForce verificam os mesmos elementos que são controlados pelos técnicos IPO no momento da inspeção, nomeadamente:

- Identificação do veículo (correspondência entre matrícula, número de motor e número de chassis);
- Sistema de travagem (travão principal, travão de emergência e travão de estacionamento);
- Visibilidade (vidros, espelhos, sistema limpa pára-brisas, etc.);
- Sistemas de iluminação (luzes de presença, médios e máximos, de mudança de direção, de travagem, de marcha atrás, da chapa de matrícula, de nevoeiro e refletores em geral);
- Sistema de rodagem (estado da direção, eixos, rodas, pneus e suspensão);
- Funcionamento do velocímetro, da indicação do nível de combustível e outros comandos;
- Estado do chassis e da carroçaria em geral;
- Eventual perda de fluidos;
- Equipamentos importantes: assentos, cintos, buzina, triângulo de sinalização e colete refletor.
Quando efetuar a inspeção automóvel obrigatória?
Todos os veículos de passageiros são obrigados a apresentarem-se na inspeção periódica obrigatória 4 anos após a data da primeira matrícula, tal como previsto no artigo 116.º do Código da Estrada. A partir dos 4 anos, a visita ao centro de inspeções deve acontecer de 2 em 2 anos até o veículo perfazer 8 anos de idade. A partir dessa altura, a inspeção é obrigatória anualmente.
Dentro dessas obrigatoriedades, o limite para levar o veículo à inspeção automóvel é o dia e mês referente à data de emissão da primeira matrícula, sendo que pode realizá-la a qualquer altura nos 3 meses que antecedem essa data, de acordo com o Decreto-Lei n.º 144/2012.
Isto é igualmente válido para os veículos mistos e de mercadorias, cuja primeira inspeção automóvel deve ser realizada 2 anos após a matrícula original e anualmente a partir dessa data. Em caso de dúvida, pode utilizar o simulador que o IMT disponibiliza para verificação da data da primeira ou próxima inspeção.
A inspeção periódica feita a viaturas de matrícula estrangeira só é válida no país onde foi realizada, sendo que qualquer pessoa pode levar o veículo à inspeção desde que apresente os documentos necessários. São eles o certificado de matrícula (Documento Único Automóvel) e a ficha da última inspeção efetuada (exceto na 1ª inspeção). O seguro automóvel deve também estar válido, obrigatoriamente.
Prazos do Serviço de IPO | 1.ª inspeção | Inspeções seguintes |
Ligeiro de Passageiros | 4 anos após data de emissão da 1.ª matrícula | Ao 6.º e 8.º ano após a data de emissão da primeira matrícula. A partir do 8.º ano, anualmente |
Ligeiro de mercadorias | 2 anos após data de emissão da 1.ª matrícula | A partir do 2.º ano, anualmente |
Pesado de Passageiros e Mercadorias | 1 anos após data de emissão da 1.ª matrícula | A partir do 1.º ano, anualmente |
Que resultados podem acontecer após a IPO?
Os resultados da inspeção automóvel identificam 3 tipos de anomalias distintas (de grau 1 a grau 3) e que determinam o estado de funcionamento do veículo. Podem ser resumidos da seguinte forma:
-
São permitidas até 5 anomalias de grau 1, com obrigatoriedade de serem resolvidas até à data da próxima inspeção;
-
Se forem detectadas 6 ou mais anomalias de grau 1 ou qualquer uma de grau 2, o veículo tem de ser reinspecionado ao fim de um mês e durante esse tempo não pode transportar passageiros ou carga;
-
As deficiências de grau 3 implicam a imediata imobilização do veículo.
Relembramos ainda que a circulação de um veículo com a inspeção automóvel por fazer ou fora de prazo é punida por lei com multas que podem ir dos 250 aos 1.250 euros.