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  • O seu veículo está a perder potência?
  • A luz indicadora de avaria do motor ou do filtro de partículas acendeu?

Estes são alguns sintomas que alertam para um desempenho deficiente do seu filtro de partículas automóvel. Está na altura de fazermos um diagnóstico eletrónico ao seu carro!

Através deste diagnóstico, avaliamos todas as potenciais avarias relacionadas com o seu filtro de partículas e apresentamos-lhe as melhores soluções de acordo com as suas necessidades.

No caso de o seu veículo utilizar a tecnologia de nível de entupimento do filtro de partículas, uma Revisão Oficial da MyForce inclui também essa verificação. Marque já a sua visita.

Serviços de manutenção do filtro de partículas

Com o tempo, a eficácia dos filtros de partículas tendem a diminuir. Do lado do condutor, existe uma sensação de que o carro “não ata, nem desata”. Mas também existe a certeza de que o consumo real de combustível aumentou significativamente.

Nesse momento, o mais certo é estar a precisar de um serviço de manutenção para o seu filtro de partículas. Na prática, precisa de o limpar ou em último caso de o substituir.

Mas para que não se fique apenas por impressão, saiba que o próprio fabricante sugere a frequência ideal com que o filtro de partículas deve ser limpo. Se não souber como obter essa informação, é fácil: entre em contacto connosco ou visite-nos numa oficina MyForce.

Na MyForce, damos-lhe não só a informação de que precisa, como com uma Revisão Oficial fica logo a saber se chegou a altura de substituir ou de fazer uma revisão ao filtro de partículas.

Mesmo assim, temos três conselhos para a manutenção do seu filtro de partículas:

  1. A limpeza deve ser feita em média a cada 100.000 Km;
  2. Sempre que as luzes do painel indicarem algum problema relacionado com o motor, contactar de imediato a oficina.

Por último, no caso de a sua rotina implicar a condução em trajetos curtos ou urbanos – no clássico “para-arranca” – recomendamos também que procure conduzir em estrada durante pelo menos 1 hora, no mínimo a 70 km/h e acima das 2500 rpm, com alguma frequência.

Desta forma, garante que o carro está naturalmente a limpar o filtro de partículas eliminando as partículas poluentes – a isto chamamos de regeneração passiva, como explicamos mais em baixo.

Quando fazer a substituição do filtro de partículas?

Filtro de Partículas

Em teoria, a substituição de um filtro de partículas é uma situação rara. Aliás, alguns dos fabricantes garantem mesmo que este equipamento é capaz de acompanhar a vida útil do seu automóvel.

Contudo, não raramente isso também depende do modo como utiliza a viatura, não é? Certo, certo é que, mais cedo ou mais tarde, a acumulação de cinzas no filtro de partículas torna-se demasiada. Fica saturado ou entupido.

Quando isso acontece, a gestão eletrónica do carro desencadeia uma ação de combustão que permite a sua regeneração automática. 

Por outras palavras, a limpeza do filtro de partículas é automática – razão pela qual partilhámos consigo aquela recomendação sobre conduzir em estrada durante alguns minutos. 

Mesmo assim, nada dura para sempre e esta regeneração pode não ser 100% eficaz.

Com o tempo, a fuligem que não é queimada vai definitivamente entupir o filtro de partículas. É neste momento que a sua substituição poderá vir a ser necessária, mediante inspeção.

Como funciona o Filtro de Partículas?

O filtro de partículas funciona como uma espécie de incinerador de gases nocivos. Estes gases são naturalmente produzidos pelo motor em combustão. Mas para que funcione da forma mais conveniente, a verdade é que o filtro de partículas precisa de atingir temperaturas altíssimas.

Na prática, estamos a falar de temperaturas na ordem dos 300 ºC – temperaturas mais fáceis de atingir com motores a gasolina do que a gasóleo. 

No entanto, se a sua rotina de condução apenas se cingir aos percursos curtos e urbanos, o mais certo é a fuligem acumular-se e, mais cedo ou mais tarde, obstruir o filtro, dando origem a outros tipos de problemas.

Mesmo assim, o filtro de partículas tem duas formas de se regenerar automaticamente, antes de chegar ao ponto em que o deve inspecionar: a regeneração ativa e a regeneração passiva.

 

Regeneração Ativa vs Regeneração Passiva

Regeneração Ativa

Regeneração ativa do filtro de partículas é uma forma automática de o carro passar à limpeza do mesmo. 

Quando ocorre, o condutor pode notar uma elevação nas rotações do motor. Na verdade, esta é uma forma automática de a viatura aumentar a temperatura do motor e assim ajudar o filtro de partículas a eliminar os poluentes.

Além disso, esta regeneração ativa começa a funcionar no momento em que o mesmo atinge os 50% de capacidade e, para si, deve ser vista enquanto um convite para forçar o modo de regeneração passiva.

 

Regeneração Passiva 

Se a regeneração ativa do filtro de partículas significa que a sua capacidade atingiu os 50%, a verdade é que, a partir desse momento, o consumo de combustível também aumenta – em cerca de 20%.

Logo, a melhor solução é proceder com a regeneração passiva.

Isso pode ser feito com o aumento da temperatura da viatura: conduza cerca de 1 hora, a 70 km/h e acima das 2500 rpm. A autoestrada tende a ser o melhor local para o fazer e a regeneração passiva apresenta-se como a forma mais económica de “limpar” o seu filtro de partículas.

 

Filtro de Partículas: Sinopse

Tudo sobre filtro de partículas, em três pontos.


O que é o Filtro de Partículas?

O filtro de partículas é uma peça fundamental do sistema de controlo de gases poluentes dos veículos, evitando que se libertem para o ar alguns fragmentos cancerígenas e poluentes.


O que é o sistema de controlo de Gases Poluentes?

O sistema de controlo de gases poluentes é um sistema que ajuda a evitar a poluição da atmosfera causada pelo funcionamento do motor do carro. É composto pelo catalisador, pelo silenciador tradicional e pelo filtro de partículas (FAP).


A importância do Filtro de Partículas

O filtro de partículas foi desenhado para armazenar e destruir as partículas finas que fazem naturalmente parte dos gases do escape, produzidos pelo motor em combustão.

São utilizados em motores a gasóleo desde o ano 2000, mas apenas desde 2011 é que as normas europeias se tornaram mais exigentes. Em boas condições, este equipamento ajuda a reduzir até cerca de 80% dos gases nocivos para o ambiente.


Cuidados a ter com o Filtro de Partículas

Dada a importância do filtro de partículas, tanto para o ambiente como para a saúde de todos, esta é uma peça que merece uma atenção especial. A sua correta manutenção garante a saúde do seu carro, respeita o ambiente e cumpre com a legislação em vigor. 

Quando fica aquém do desejado, o mau funcionamento do filtro de partículas pode ter consequências irremediáveis para certos órgãos periféricos do carro, tais como o catalisador ou até o motor.


Preço do filtro de partículas 

No caso da impossibilidade de limpeza do filtro de partículas será preciso substituí-lo. Contudo, a verdade é que os preços podem variar bastante, tendo em conta as suas especificações, a marca do mesmo e até o modelo do carro.

Visite-nos numa MyForce mais próxima de si e peça-nos um orçamento. Na MyForce, tem sempre a garantia de que o preço que lhe é apresentado será sempre respeitado.

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