Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

Oficina mais próxima

MForce Cascais Shopping

SAÚDE AUTO

210 115 017

Fale com um especialista

MarcaçãoMarcação
  • Precisa de trocar o alternador?
  • O motor de arranque não dá sinal?
  • O seu carro simplesmente não arranca?

Quando isto acontece, o mais normal é virarmos automaticamente as nossas atenções para a bateria. Quando o carro não arranca, é mesmo o nosso primeiro pensamento, não é?

Pensamos: o mais certo é algo estar errado com a bateria do carro.

No entanto, a verdade é que a dificuldade em arrancar pode estar também associada ao alternador do carro ou ao motor de arranque, por exemplo.

Serviços de mudança de alternador

Sabia que uma falha de bateria pode nem ter a ver com a bateria do carro? Por vezes, o problema pode ser uma questão de uma avaria no alternador. 

Na verdade, até a correia de transmissão pode estar envolvida no problema.

Isto acontece porque os sinais de um alternador avariado, de uma avaria na bateria ou de uma correia de distribuição demasiado gasta são muito semelhantes. Na hora de arrancar com o carro, todos podem dar problemas.

Por isso mesmo, na MForce, recomendamos que faça a despistagem completa. Pela sua segurança e pela segurança de todos os condutores. 

Ao visitar uma das nossas oficinas verificamos sempre o sistema de arranque inteiro, nomeadamente:

  • Alternador;
  • Bateria;
  • Motor de arranque.

Se está a sentir problemas com o carro sempre que está prestes para arrancar, visite-nos na MForce mais perto de si e peça um controlo completo do alternador automóvel, do motor de arranque e da bateria.

Quando fazer a mudança do alternador?

Para fazer a mudança do alternador, deve prestar atenção aos primeiros sinais de que o mesmo pode estar avariado.

Mais em baixo, fornecemos-lhe uma lista de sintomas e potenciais causas que podem determinar uma avaria do alternador. Contudo, o sinal mais importante ao qual deve prestar atenção está diretamente associado aos componentes elétricos do veículo. 

É por esta razão que, muitas vezes, os problemas da bateria se podem confundir facilmente com os problemas do alternador.

Um alternador usado em demasia tende a deixar de ser capaz de fornecer a energia elétrica necessária para que o automóvel funcione em condições. 

Assim, os problemas de arranque e os problemas de iluminação devem ser os primeiros sinais de alerta de que deve proceder com uma mudança do alternador do carro.

 

A importância da mudança do alternador

Qualquer peça de um veículo é fundamental para que o carro funcione e para que possa viajar com toda a segurança. Com o alternador acontece o mesmo.

Se suspeitar que esta peça pode estar a funcionar mal, recomendamos que se dirija a uma oficina auto, de modo a testá-la convenientemente e a garantir que tudo funciona de acordo com as suas necessidades.

Atenção: não deve conduzir com o alternador avariado!

 

Como saber se tenho o alternador avariado? 

Os sintomas ou os sinais que indicam que o alternador pode estar avariado são muito semelhantes a outros problemas da bateria ou do motor de arranque. 

A única forma de efetivamente saber se tudo está em condições é com um teste realizado em oficina. Na MForce fazêmo-lo rapidamente de duas formas:

A primeira forma consiste em utilizar uma ferramenta própria que nos permite testar o sistema de carga do veículo. A segunda forma implica a utilização de um multímetro nos terminais da bateria.

Com exceção aos carros elétricos, os automóveis utilizam uma voltagem diferente. Com as luzes apagadas, a carga de um alternador automóvel deve situar-se entre os 13.8 – 14.2 volts.

No caso de o carro não cumprir estes parâmetros ou no caso de detetarmos uma avaria, a nossa recomendação é que troque de alternador. 

Os nossos mecânicos apresentar-lhe-ão um orçamento com o preço do alternador auto, de forma rápida e transparente. Na MForce, garantimos que nunca vai pagar acima do que foi orçamentado.

Alternador

O que é o alternador?

O alternador é a peça do carro responsável por converter a energia mecânica – produzida pelo motor – em energia elétrica.

Compreender a sua importância para os carros modernos é fácil. Basta pensarmos na quantidade de componentes elétricos que utilizamos num automóvel: desde as escovas limpa vidros até ao rádio, passando pelo ar condicionado auto ou o sistema de iluminação e as lâmpadas auto.

 

Qual a função do alternador?

Assim, função do alternador automóvel é converter a energia mecânica em energia elétrica. 

Esta energia elétrica serve para recarregar a bateria, que por sua vez alimenta todo o sistema elétrico e eletrónico do automóvel (rádio, luzes, ar condicionado, limpa para-brisas, etc.).

No entanto, este só funciona quando o motor está em funcionamento, uma vez que depende da rotação da cambota. 

Quando o carro está desligado, é a bateria que desempenha essa função; mas, quando liga o carro, o alternador substitui a bateria, recarregando-a enquanto conduz e fornecendo a energia necessário a todos os componentes elétricos.

A associação direta que existe entre a bateria e o alternador é o que, muitas vezes, leva algumas pessoas a acharem que o problema se encontra num componente, em vez do outro.

Mas como os sintomas de uma avaria são muito semelhantes, na MForce fazemos o teste a todo sistema de arranque. Em seguida, conheça os sintomas mais comuns de uma avaria no alternador.

Alternador avariado: sintomas

Um alternador avariado pode dar-lhe os mais variados sinais. Continue a ler para conhecer os principais sintomas de uma avaria:

 

Dificuldade em Arrancar

O primeiro sinal de que tem um problema com a bateria é a dificuldade em arrancar. Isto pode acontecer porque a correia do alternador partiu ou porque o mesmo não gera energia suficiente.

 

Luz da bateria ou luz do alternador acesa no painel

Como esta peça serve para repor a energia da bateria, a luz da bateria no painel (que pode estar sempre acesa ou ficar intermitente) é um dos primeiros sinais de que tem um problema no alternador. 

No entanto, este sinal não significa que tem de o trocar. Pode ser apenas um problema elétrico nos cabos da bateria. Sem testarmos os componentes numa oficina especializada, não tem maneira de saber qual o real problema do veículo.

 

Carro perde a capacidade de iluminação

Se nota que as luzes interiores do veículo estão mais fracas, que as luzes do painel parecem mais escuras ou que os faróis perderam algum do seu alcance, o mais certo é a bateria não estar a carregar devidamente.

 

Sistema de som do carro funciona mal

A bateria é também responsável pelo sistema multimédia. Se o alternador não a carrega, o sistema de som (sobretudo as saídas de som) podem deixar de funcionar ou trabalhar de forma deficitária.

 

Vidros ficam mais “lentos”

Com um alternador avariado, qualquer parte do sistema elétrico pode falhar, incluindo os vidros. Se nota que os vidros elétricos demoram mais tempo a descer e a subir, pode ser um sintoma de avaria.

 

O ar condicionado deixa de funcionar

Quando o AC não liga é possível que tenha um problema na bateria. Contudo, se o seu AC deixou de fazer frio, talvez só seja preciso fazer o carregamento do ar condicionado.

 

Ruídos anormais

Este é o sintoma mais genérico, uma vez que não é fácil distinguir os ruídos de um alternador avariado de outras falhas no motor. Fique atento a ruídos agudos que coincidam com as rotações do motor. 

 

Alternador avariado: causas

Quanto às causas que podem determinar a avaria de um alternador, são também muito variadas. Clique em cada uma das que apresentamos em seguida e veja se se identifica com alguma.


Excesso de componentes elétricos

Se instalou novos acessórios que precisam de energia elétrica (por exemplo, um novo sistema de som/rádio ou novos alarmes) ou se substituiu algum componente de fábrica por uma peça que exige mais potência, o alternador pode não aguentar a carga. 


Uso excessivo dos componentes elétricos

Usa o seu carro para carregar o telemóvel? Liga o rádio todos os dias quando vai para o trabalho? Está sempre a ligar e a desligar o motor no trânsito? Isto pode não provocar uma avaria, mas certamente que acelera o seu desgaste. 


Deixar a bateria descarregada

Quando a bateria descarrega demasiado, o alternador entra em esforço para “compensar”. Se isto acontecer uma vez, não há problema. Mas se costuma esquecer-se do rádio ou das luzes ligadas, por exemplo, as peças responsáveis pela sua energia desgastam-se mais depressa.

Do mesmo modo, recarregar a bateria de forma errada (ligando-a a outra, por exemplo) também é um procedimento que pode provocar a avaria.


Correia do alternador avariada

A correia do alternador, feita de borracha, gasta-se com o uso, com a falta de uso e com os km percorridos. Se não seguir as recomendações do fabricante e não a substituir na altura apropriada, a mesma pode acabar por “ressecar” ou até partir. 

Alguns dos automóveis mais recentes já vêm com correntes de metal, mas deve sempre consultar o manual do veículo de modo a ter a certeza acerca do seu tempo de vida útil. 


Escovas do alternador, rotor, bobina, placa, polia ou hélice danificada

Todas estas peças fazem parte do alternador em si mesmo e podem desgastar-se com o uso, especialmente as escovas. Embora seja possível reparar algumas destas peças, atualmente é preferível trocar o conjunto por inteiro.


Avaria no regulador de tensão

Quando o regulador de tensão avaria, é normal o alternador enviar uma carga demasiado alta para a bateria (acima dos 15 volts). Isto, por sua vez, provoca uma sobrecarga em todo o sistema elétrico. 


Preço da mudança do alternador 

O alternador não é uma das peças mais dispendiosas do mercado. Contudo, o mais importante é mesmo ter a certeza de que é ali que se encontra o problema atual. 

Se sentir algumas das dificuldades que descrevemos acima, venha até à MForce mais perto de si e marque um teste completo ao sistema de arranque do seu carro.

Serviços MForce
ver todos os serviços
  • Mantemos a Garantia
  • Peças Homologadas
  • Técnicos Profissionais
A pensar em si
A PENSAR EM SI
Saúde Auto

Saúde Auto

Higienização

Higienização

Recolha Entrega

Recolha Entrega*

Recolha/entrega chaves 24h

Recolha/entrega chaves 24h*

Serviço Mobilidade

Serviço Mobilidade*

Marcação digital

Marcação digital

MForce, a melhor solução integrada para resolver qualquer problema do seu carro

Profissionalismo     Fiabilidade e Garantia     Conveniência     Rapidez     Qualidade e Preço

 

* Serviços disponíveis em oficinas selecionadas. Para mais informações ligue 210 115 017