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  • Ouve barulhos vindos do motor, tipo “estalidos”? 

  • Sente que o seu carro está a consumir muito combustível? 

  • Existe um excesso de vibração ao conduzir? 

  • O carro apresenta pior desempenho do que o habitual?

Estas alterações que podem indicar problemas no motor e devem ser sempre revistas, apesar de não serem sinais específicos de problemas na correia

Como Funciona o Serviço de Mudança da Correia de Distribuição da MForce?

Na MForce, fazemos o ciclo completo de manutenção do automóvel através do serviço de mudança da correia de distribuição. Substituímos ainda os componentes ligados à correia, nomeadamente a Bomba de água e os Tensores.

 

O que é a Correia de Distribuição?

Em termos simples, a correia de distribuição é um componente do motor do automóvel. A função principal da correia é sincronizar o movimento da árvore de cames (válvulas de escape e admissão) com o movimento de rotação da cambota (pistons). É essencial que estes movimentos sejam precisos para evitar o desgaste prematuro da correia e preservar o funcionamento do motor. A correia de distribuição também aciona a bomba de água. 

 

O que é o Kit de Distribuição?

Quando falamos em mudar a correia de distribuição, é importante lembrar que não falamos só da correia em si. É boa prática usar todo um kit de substituição que inclui não só a correia mas também a Polia de desvio, os tensores e a bomba de água.

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CONSELHOS - CORREIA DISTRIBUIÇÃO

 

Atenção!

Se comprar um automóvel em segunda mão com 70.000 quilómetros ou mais, considere substituir a correia de distribuição. Como não tem forma de garantir se o dono anterior substituiu esta componente ou não, é melhor não arriscar e investir na renovação do motor.

Saiba mais sobre a Correia de Distribuição

Correia de Distribuição: quando mudar?

Quando a correia de distribuição se deteriora, pode causar danos graves no motor. Por isso, é recomendável substituir a correia segundo as recomendações do fabricante. Não deve adiar, de forma alguma, a substituição desta importante peça. A maioria das marcas recomenda mudar a correia aos 90.000 quilómetros. Contudo, não espere para completar os 90.000 kms – reveja as correias até 10.000 kms antes. Caso não faça a revisão em tempo útil, pode provocar problemas mais graves no motor. 

 

Como mudar Correia de Distribuição?

Mudar a correia e o kit de distribuição não deve ser um trabalho DIY (do-it-yourself). Além de exigir bastante tempo, é preciso ajustar a tensão da correia após a montagem, algo que só deve ser feito por profissionais. Para a sua comodidade e segurança, o serviço de mudança de correia de distribuição da MForce engloba todos os passos e ajustes imprescindíveis. Visite-nos!

 

O que acontece se a Correia de Distribuição falhar?

No caso de a correia de distribuição falhar, o principal risco é a falha do motor. No entanto, também podem ocorrer outros problemas, como fugas de óleo, fugas de água, perda de líquido de refrigeração e de lubrificantes. A isto juntam-se outros inconvenientes. Lembre-se que a correia é uma peça dispendiosa e cuja substituição exige um grande número de horas de mão-de-obra. A revisão planeada é sempre mais económica e rápida do que uma avaria inesperada. 

No caso de a correia estar realmente comprometida, a tensão na corrente pode fazer o motor rebentar. No pior cenário possível, o próprio motor entra em combustão, danificando todo o carro de forma irreparável.

 

O que pode causar o desgaste do Kit de Distribuição?

É normal que a correia de distribuição se desgaste devido à tensão e é por isso que deve ser substituída. Porém, há alguns fatores que podem levar a um desgaste maior e mais rápido da borracha da correia, nomeadamente:

  • conduzir frequentemente com rotações elevadas; 

  • conduzir frequentemente em modo “pára-arranca” em filas de trânsito;

  • fazer arranques bruscos; 

  • ter os tensores demasiado gastos.

Há alguns sinais que podem indiciar o desgaste da correia de distribuição. Após uma inspeção visual, é possível detectar os seguintes:

  • dentes com excesso de desgaste;

  • fendas no perfil;Quais são os sinais de problemas com a Correia de Distribuição?

  • vestígios de óleo na correia.

Correia de Distribuição

Correia de Distribuição ou Corrente de Distribuição?

Apesar de terem nomes parecidos e a mesma função, não são a mesma coisa. Há algumas vantagens nas correias de distribuição face às correntes. As correias dividem-se em dois tipos principais: correias dentadas e correias trapezoidais (também conhecidas como correias em V). Ambas são mais silenciosas e têm menor atrito, pois a borracha da peça é mais leve. Também são mais fáceis de substituir e mais baratas. 

Por outro lado, as correntes conseguem ser mais precisas e têm mais durabilidade porque são fabricadas em metal. A maioria dos fabricantes recomenda mudar a corrente entre os 100.000 e os 120.000 kms, embora algumas marcas indiquem prazos superiores. Quando chegam ao fim da sua vida útil, quase sempre causam ruídos perceptíveis para o condutor – o que contribui para que o desgaste não passe despercebido tão facilmente.

 

Tipos de Correia de Distribuição

  • Correia Dentada 

As correias dentadas (ou sincronizadas) têm dentes arredondados ou curvilíneos. São suaves, economizam energia e são silenciosas. Além disso, são bastante fiáveis para grandes cargas e altas velocidades porque compensam facilmente a sobrecarga e as cargas intermitentes. São utilizadas sobretudo em motociclos, máquinas industriais e agrícolas.  

 

  • Correia Trapezoidal ou Correia em V

Os dentes das correias em V têm um formato trapezoidal que se encaixam nos canais da polia da cambota, o que contribui para movimentos precisos e uma maior estabilidade. Usam um revestimento resistente e muito durável, à base de borracha e fibras. Por isso, a correia trapezoidal cede pouco ao desgaste, não requer lubrificação e é muito silenciosa.

 

Quanto custa mudar a Correia de Distribuição?

Quando muda a correia de distribuição, é recomendável mudar todo o kit da correia distribuição (o que inclui a bomba de água e os tensores). O preço da mudança da correia na MForce engloba o valor de todas as peças e a mão-de-obra.

Peça um orçamento grátis na sua oficina mais próxima e pergunte-nos quais são os prazos e quilómetros previstos pelo fabricante do seu carro para a realização deste serviço.

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