- Sente dificuldade em mudar as velocidades enquanto conduz?
-
O veículo treme quando aumenta a velocidade?
Procure a oficina MForce mais perto de si para fazer um check-up e diagnóstico da situação e se necessário proceder à substituição da embraiagem.
Serviço de Substituição de Embraiagem
Na MForce, fazemos o controlo completo da embraiagem.
Os nossos mecânicos vão aconselhá-lo sobre a melhor solução para o problema da embraiagem do seu veículo, quer seja:
- substituir a embraiagem antiga por uma nova
- substituir um dos vários elementos que compõem o sistema de embraiagem (kit de embraiagem, bombas hidráulicas de acionamento, volante de motor).
- reparar apenas um componente do sistema de embraiagem
- afinar a embraiagem.
Depois do nosso check-up, poderá conhecer o diagnóstico correto e voltar a conduzir em segurança!
Relembramos que a mudança de embraiagem nas nossas oficinas auto é realizada de acordo com os nossos valores base:
-
Diagnóstico e orçamento grátis: o Diagnóstico MForce da embraiagem do seu veículo não implica qualquer compromisso da sua parte. Fornecemos todas as explicações necessárias sobre a sua manutenção e revisão para que possa decidir se deve ou não substituir a embraiagem.
-
Transparência: sem surpresas! Nas nossas oficinas, o preço de mudar a embraiagem é sempre igual ao orçamento.
-
Qualidade: a MForce trabalha com os maiores fabricantes de kits de embraiagem como, por exemplo, Luk e Sachs. Todas as nossas peças têm garantia de 2 anos.
Em caso de problemas ou dúvidas sobre o funcionamento correto da embraiagem, dirija-se a uma Oficina MForce!
O teste da 3ª mudança.
Vá para uma zona isolada e conduza em 3ª ao mesmo tempo que carrega no acelerador. Depois, carregue no pedal da embraiagem e solte. As rotações do motor devem diminuir imediatamente. Se as rotações não mudarem, então precisa de reparar a embraiagem.

Saiba mais sobre embraiagem
Embraiagem: o que é
A embraiagem é uma peça essencial para o funcionamento do seu veículo. Não só serve para mudar de velocidade enquanto conduz, mas também para transmitir a potência do motor para as rodas.
Quando é que precisa de mudar a embraiagem?
A vida útil média de uma embraiagem é em média de 100.000 kms. No entanto, é possível desgastá-la muito mais rápido se tiver um estilo de condução “agressivo” e exigir demasiado ao motor do seu carro.
Causas de problemas na Embraiagem
O sistema de embraiagem é constituído por várias peças mecânicas que se desgastam ao longo do tempo e dos quilómetros. Alguns hábitos podem inclusivamente causar um desgaste mais rápido e severo no sistema.
Os fatores que mais provocam desgaste na embraiagem são os seguintes:
-
Conduzir em horas de muito trânsito e “pára-arranca”;
-
Sobrecarregar o veículo;
-
Arrancar em subidas;
-
Usar reboques, caravanas ou atrelados;
-
Reduções bruscas de velocidade;
-
Engatar mudanças altas com velocidades baixas;
-
Descansar o pé no pedal da embraiagem;
-
Pressionar o pedal quando o carro está parado.
Como detetar problemas na Embraiagem?

- Existem vários sinais que permitem detetar uma embraiagem desgastada, tais como:
- Embraiagem a patinar. Se a rotação do motor aumenta e o veículo mantém a mesma velocidade, a embraiagem pode estar desgastada.
- Embraiagem queimada. Além da embraiagem a patinar, pode ter mais dificuldade em mudar a velocidade, sobretudo na 1ª mudança e em marcha-atrás. Ocasionalmente pode notar um cheiro a queimado, embora nem sempre seja fácil de perceber se tem origem na embraiagem ou não.
- O veículo treme quando aumenta a velocidade. Outro sinal da embraiagem queimada, ou pelo menos de que o disco da embraiagem está muito desgastado, são tremores ou “soluços” quando acelera.
- Embraiagem dura. Se o pedal da embraiagem estiver rígido ou mais duro do que o habitual, algum componente da embraiagem pode estar avariado.
- Pedal da embraiagem em baixo, muito levantado ou com folga. Isto é um sinal de desgaste no pedal da embraiagem. Pode ser necessário afinar o pedal da embraiagem (quando aplicável) ou pode ser um sintoma de mais algum problema no sistema.
- Embraiagem faz ruídos. Outro sinal da embraiagem avariada ou da embraiagem queimada é ouvir ruídos anormais, sobretudo quando muda de velocidade ou nas subidas. Geralmente, vai notar também um cheiro a metal queimado – é o disco da embraiagem.
Vale a pena reforçar a embraiagem?
A embraiagem reforçada permite aumentar a potência do carro sem que o sinta a “patinar”, além de aumentar a flexibilidade da condução.
Mas vale a pena reforçar a embraiagem? Atualmente só se justifica em alguns veículos todo o terreno.
Em veículos 4x4 existe muitas vezes vantagens em colocar uma embraiagem reforçada para os esforços inerentes à utilização intensiva fora de estrada. Se for esse o seu caso informe-se numa oficina especializada sobre a possibilidade ou não de fazer essa alteração.
Outro motivo para reforçar a embraiagem é usar atrelados com frequência. Se costuma usar atrelados ou caravanas, obriga o veículo a fazer mais esforço, pelo que reforçar a embraiagem pode ajudar a estender a sua vida útil.
Há diferenças entre uma embraiagem bimassa e uma embraiagem monomassa?
Quando precisa de trocar a embraiagem, outra dúvida que pode surgir é esta: Se tiver uma embraiagem bimassa tem que a manter ou pode convertê-la para monomassa?
Em primeiro lugar, precisamos de explicar a diferença entre estes 2 tipos de embraiagem:
-
A embraiagem de monomassa tem apenas um disco de aço. Ela é mais leve sendo também mais económica – tanto quando compra uma peça nova, como nas substituições.
-
A embraiagem de bimassa, (duas massas) tem 2 discos de aço. A grande vantagem de um sistema bimassa é a maior absorção das vibrações do motor. Desta forma o sistema de transmissão é mais protegido e o condutor sente muito menos trepidações. Quando se torna necessário substituir uma embraiagem bimassa o preço é superior ao de uma embraiagem monomassa.
A regra a seguir é esta: se a sua viatura estiver equipada com uma embraiagem monomassa na altura de a substituir, coloque igualmente uma embraiagem monomassa.
Se por outro lado for uma embraiagem bimassa que estiver montada, na altura de a substituir, instale sempre uma embraiagem bimassa. Existem kits no mercado de conversão de embraiagens bimassa em monomassa mas não são de todo aconselháveis.
Se tiver dúvidas sobre qual o sistema que equipa o seu carro informe-se numa oficina especializada.