Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

Oficina mais próxima

MForce Cascais Shopping

SAÚDE AUTO

210 115 017

Fale com um especialista

MarcaçãoMarcação
  • Precisa de mudar a embraiagem?
  • Sente dificuldade para mudar a mudança?
  • Em aceleração nota menos desenvolvimento?
  • O veículo treme quando aumenta a velocidade?

Na oficina da MForce mais perto de si, pode fazer o check-up e o diagnóstico da situação. Se for necessário, encontra à sua disposição uma equipa especializada, pronta para proceder à substituição ou à reparação de qualquer componente da sua viatura.

Serviços de substituição de embraiagem

Na MForce, fazemos o controlo completo à sua viatura. Os nossos mecânicos aconselham-no sobre a melhor solução disponível para quaisquer problemas que a embraiagem do seu carro apresente:

  • Substituímos o equipamento antigo por um novo;
  • Substituímos os vários elementos individuais que compõem o sistema (prato de embraiagem, prensa, bombas hidráulicas de acionamento, rolamento encosto volante do motor);
  • Reparamos qualquer componente necessário;
  • Afinamos todos os equipamentos.

Depois de um check-up feito por nós, fica a conhecer o diagnóstico correto e pode voltar a conduzir com toda a segurança que precisa.

Nas oficinas auto da MForce, qualquer intervenção na sua viatura é sempre feita de acordo com os nossos valores essenciais:

  • Check-Up e orçamento grátis

Os nossos check-up´s não implicam qualquer compromisso da sua parte. Damos-lhe todas as informações necessárias e todas as explicações de que precise para que possa tomar uma decisão informada acerca da substituição (ou não) da embraiagem do veículo.

Transparência

Nas nossas oficinas é sem surpresas! O preço para a afinação, reparação ou substituição de qualquer componente mantém-se sempre igual ao que lhe apresentámos no orçamento. Sem tirar, nem pôr. 

Qualidade

Na MForce trabalhamos com os maiores fabricantes de kits de embraiagem em todo mundo, como a LuK ou a SACHS, por exemplo. Além disso, à qualidade dos equipamentos com que trabalhamos, acrescentamos uma garantia de dois anos.

Garantia M-Force

Garantia M-Force

A MForce oferece um extenso leque de garantias. 
Nos escapes, temos garantias de: 

2 anos*

(*) Garantia contra defeitos de fabrico, de acordo com Decreto-Lei nº84/2008, de 21 Maio.

 

Está com problemas na sua embraiagem ou tem dúvidas acerca do seu funcionamento? Clique no botão em baixo e dirija-se uma das nossas oficinas mais perto de si.

Substituição da Embraiagem

Quando fazer a substituição da embraiagem?

Na verdade, não existe uma “altura exata” para uma substituição de embraiagem. Contudo, existem algumas recomendações que deve conhecer, bem como sinais aos quais deve prestar atenção. 

Estima-se que a vida útil deste tipo de equipamentos ande em torno dos 100.000 Kms, em média. No entanto, o seu desgaste pode ocorrer de forma muito mais rápida, principalmente no caso de o seu estilo de condução ser “mais agressivo” o que, por sua vez, tende a exigir mais do motor do carro.

Pelo contrário, quando utilizada corretamente, é possível estender um pouco mais os números. Mesmo assim, entenda os 200.000 Kms como o limite máximo no qual deve proceder ao check-up.

A par destas recomendações, procure estar também atento aos seguintes sinais:

  • Quando acelera, ouve um ruído estranho ou sente um cheiro a queimado, muito particular;

Quando carrega no pedal da embraiagem, este parece mais duro que o normal e o carro não acelera, mas as rotações por minuto sobem. Tem dúvidas? Pode sempre fazer um teste por si próprio.

Teste da 3ª Mudança

Teste da terceira mudança

Dirija-se para uma zona segura, mas isolada. Aí, comece a conduzir em 3ª enquanto, ao mesmo tempo, carrega no acelerador. Depois, carregue no pedal da embraiagem e solte-o. Preste atenção às rotações do motor por minuto – as rpm.

Quando procede com o teste da 3ª mudança, as rotações do motor devem diminuir imediatamente. Se estas não se alterarem – se se mantiverem, portanto – o mais certo é estar a precisar de uma reparação ou até de uma substituição.

Nesse caso, dirija-se a uma oficina MForce de modo a percebermos quais os problemas que podem estar a afetar a embraiagem do seu veículo.

 

Problemas na embraiagem

O sistema de embraiagem de qualquer veículo é composto por diversas componentes. Naturalmente, estas vão-se desgastando tanto à medida da sua utilização, como à medida que o tempo passa.

Descansar o pé no pedal da embraiagem ou pressioná-lo enquanto o carro está parado, por exemplo; passar horas e horas em “para-arranca”; reduzir a velocidade de forma brusca; arrancar em subidas; sobrecarregar o carro; utilizar atrelados, caravanas ou reboques; engatar mudanças mais altas com velocidades mais baixas.

Identifica-se com algumas destas situações? 

Pois bem, estas são mesmo algumas das ações mais comuns que tendem a causar problemas nas embraiagens e que, por isso, nos devem levar a procurar saber mais sobre como detetar alguns problemas.

 

Como detetar problemas na embraiagem?

Para detetar alguns problemas relacionados com a embraiagem, fique atento aos seguintes sinais:

  • Embraiagem a patinar: quando a rotação do motor aumenta, mas o veículo mantém a mesma velocidade;
  • Embraiagem queimada: ocasionalmente pode cheirar-lhe a queimado, embora possa também existir dificuldade em perceber de onde vem o cheiro. Note particularmente quando mete a 1ª mudança ou a marcha-atrás;
  • Embraiagem dura: quando o pedal se encontra demasiado rígido ou mais duro do que o normal;
  • Embraiagem faz ruídos: sobretudo durante as subidas ou quando muda de velocidade. Normalmente, vêm acompanhados de um cheiro a metal queimado;
  • O carro treme, quando aumenta a velocidade. Falamos de tremores ligeiros ou mesmo “soluços” ao acelerar e que indicam que a embraiagem poderá estar queimada, ou que pelo menos um disco poderá estar demasiado desgastado.

Por último, o pedal em baixo, com folga ou muito levantado pode também ser um sinal ou um sintoma de algum problema associado à embraiagem. No entanto, pode também ser apenas uma questão de afinação. 

Seja qual for o caso, é importante avaliar a situação. Mas depois de tudo isto, o que é, afinal, a embraiagem? Para que serve? Será que sabe tudo o que precisa?

O que é a embraiagem?

A embraiagem é uma peça fundamental para o funcionamento do carro. Além de ser uma forma de mudar a velocidade enquanto conduz, serve também para transmitir a potência do motor para as rodas.

Tecnicamente, este é um sistema localizado entre a caixa de velocidades e o motor, responsável pelo acoplamento ou o desacoplamento do movimento entre estes dois componentes.

Na verdade, é este desacoplamento do movimento que permite mudar as engrenagens do carro, ou seja, as mudanças, de uma forma suave e precisa, evitando assim o “arranhar” das engrenagens na caixa de velocidades.

Existem vários tipos de embraiagem, nomeadamente a reforçada, de monomassa e de bimassa. Vejamo-las ao detalhe.

 

Embraiagem reforçada

Além de poder aumentar a flexibilidade da condução, a embraiagem reforçada permite ainda aumentar a potência do carro sem que o sinta a “patinar”. Contudo, atualmente isso apenas tende a ser justificável para alguns veículos todo-o-terreno. 

Os 4x4 encontram algumas vantagens neste tipo de reforço, principalmente devido aos esforços inerentes à condução intensiva que se verifica fora de estrada. 

 

Embraiagem bimassa e embraiagem monomassa 

A diferença entre estes dois tipos de embraiagem cinge-se aos discos de aço. O tipo monomassa – mais leve e mais económico – é composto por um disco de aço. Já o tipo bimassa – com maior capacidade de absorção das vibrações do motor – é composto por dois discos de aço. 

A embraiagem do tipo bimassa protege mais o sistema de transmissão e, por isso, o condutor sente muito menos trepidações. 

Contudo, os custos para a sua substituição são também superiores aos que se verificam para a substituição do tipo monomassa. Mesmo assim, uma das questões mais comuns que se colocam é precisamente esta: é possível substituir uma embraiagem bimassa por uma do tipo monomassa, ou vice-versa?

A regra é simples: quando a viatura está equipada com uma embraiagem monomassa, deve substituí-la sempre por uma do mesmo tipo. Se a sua viatura estiver equipada com uma embraiagem do tipo bimassa, então a mesma deve ser substituída por uma igual.

No entanto, a verdade é que é perfeitamente possível que encontre no mercado kits de conversão de embraiagens bimassa em monomassa. Contudo, a verdade é que a sua a utilização não é de todo recomendável ou aconselhável.

TEM DÚVIDAS?
TEM DÚVIDAS? 210115017
LIGUE

Para que serve a embraiagem?

Uma das peças de automóvel que mais se pode desgastar, a embraiagem é, na prática, a componente que transmite às engrenagens da caixa de velocidade a rotação do motor. Por sua vez, a engrenagem da caixa de velocidade transfere depois essas rotações de motor para o diferencial, através do eixo.

Ou seja, este equipamento serve como a ligação que existe entre o motor do carro e a caixa de velocidades. Assim, esta é também uma peça que é continuamente utilizada e, por isso, existem alguns cuidados a ter.

 

Cuidados a ter com a embraiagem

Na verdade, os principais cuidados a ter com a embraiagem podem resumir-se aos esforços que faz para evitar os erros que são tidos como mais comuns. Ou seja, da próxima vez que for conduzir, evite:

  • Conduzir com pé apoiado no pedal da embraiagem;
  • Utilizar a embraiagem para ganhar velocidade;
  • Desligar o automóvel sem estar em ponto morto;
  • Mudar de mudança, sem o fazer de forma progressiva ou sequencial;
  • Arrancar sem ser em primeira;
  • Ficar com o pé a pressionar a embraiagem quando parado num semáforo;
  • Não fazer uma revisão periódica.

Mesmo que seja um condutor exemplar a cuidar da embraiagem, este último ponto é fundamental para que possa ser não só um condutor exemplar, mas um condutor seguro e em segurança, acima de tudo.

 

Preço da embraiagem 

E se precisar de substituir este ou outros componentes do seu carro? O preço de uma embraiagem nova depende de múltiplos fatores, tais como a marca da mesma ou o modelo do carro que conduz. 

Por isso mesmo, importa fazer o diagnóstico do eventual problema, numa das nossas oficinas MForce mais perto de si. Em seguida, a nossa equipa vai entregar-lhe um orçamento em mãos, com todas as informações de que precisa.

Serviços MForce
ver todos os serviços
  • Mantemos a Garantia
  • Peças Homologadas
  • Técnicos Profissionais
A pensar em si
A PENSAR EM SI
Saúde Auto

Saúde Auto

Higienização

Higienização

Recolha Entrega

Recolha Entrega*

Recolha/entrega chaves 24h

Recolha/entrega chaves 24h*

Serviço Mobilidade

Serviço Mobilidade*

Marcação digital

Marcação digital

MForce, a melhor solução integrada para resolver qualquer problema do seu carro

Profissionalismo     Fiabilidade e Garantia     Conveniência     Rapidez     Qualidade e Preço

 

* Serviços disponíveis em oficinas selecionadas. Para mais informações ligue 210 115 017