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  • Sente dificuldade em mudar as velocidades enquanto conduz?
  • O veículo treme quando aumenta a velocidade?

Procure a oficina MForce mais perto de si para fazer um check-up e diagnóstico da situação e se necessário proceder à substituição da embraiagem.

Serviço de Substituição de Embraiagem

Na MForce, fazemos o controlo completo da embraiagem. 

Os nossos mecânicos vão aconselhá-lo sobre a melhor solução para o problema da embraiagem do seu veículo, quer seja:

  • substituir a embraiagem antiga por uma nova
  • substituir um dos vários elementos que compõem o sistema de embraiagem (kit de embraiagem, bombas hidráulicas de acionamento, volante de motor).
  • reparar apenas um componente do sistema de embraiagem 
  • afinar a embraiagem. 

Depois do nosso check-up, poderá conhecer o diagnóstico correto e voltar a conduzir em segurança!

Relembramos que a mudança de embraiagem nas nossas oficinas auto é realizada de acordo com os nossos valores base:

  • Diagnóstico e orçamento grátis: o Diagnóstico MForce da embraiagem do seu veículo não implica qualquer compromisso da sua parte. Fornecemos todas as explicações necessárias sobre a sua manutenção e revisão para que possa decidir se deve ou não substituir a embraiagem.

  • Transparência: sem surpresas! Nas nossas oficinas, o preço de mudar a embraiagem é sempre igual ao orçamento.

  • Qualidade: a MForce trabalha com os maiores fabricantes de kits de embraiagem como, por exemplo, Luk e Sachs. Todas as nossas peças têm garantia de 2 anos.

Em caso de problemas ou dúvidas sobre o funcionamento correto da embraiagem, dirija-se a uma Oficina MForce!

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CONSELHOS - EMBRAIAGEM

 

O teste da 3ª mudança.

Vá para uma zona isolada e conduza em 3ª ao mesmo tempo que carrega no acelerador. Depois, carregue no pedal da embraiagem e solte. As rotações do motor devem diminuir imediatamente. Se as rotações não mudarem, então precisa de reparar a embraiagem. 

Saiba mais sobre embraiagem

Embraiagem: o que é

A embraiagem é uma peça essencial para o funcionamento do seu veículo. Não só serve para mudar de velocidade enquanto conduz, mas também para transmitir a potência do motor para as rodas

 

Quando é que precisa de mudar a embraiagem? 

A vida útil média de uma embraiagem é em média de 100.000 kms. No entanto, é possível desgastá-la muito mais rápido se tiver um estilo de condução “agressivo” e exigir demasiado ao motor do seu carro. 

 

Causas de problemas na Embraiagem

O sistema de embraiagem é constituído por várias peças mecânicas que se desgastam ao longo do tempo e dos quilómetros. Alguns hábitos podem inclusivamente causar um desgaste mais rápido e severo no sistema. 

Os fatores que mais provocam desgaste na embraiagem são os seguintes:

  • Conduzir em horas de muito trânsito e “pára-arranca”;

  • Sobrecarregar o veículo;

  • Arrancar em subidas;

  • Usar reboques, caravanas ou atrelados;

  • Reduções bruscas de velocidade; 

  • Engatar mudanças altas com velocidades baixas;

  • Descansar o pé no pedal da embraiagem

  • Pressionar o pedal quando o carro está parado.

Como detetar problemas na Embraiagem?

Serviço de mudanaca de Embraiagem feito pela MForce
  • Existem vários sinais que permitem detetar uma embraiagem desgastada, tais como:
  • Embraiagem a patinar. Se a rotação do motor aumenta e o veículo mantém a mesma velocidade, a embraiagem pode estar desgastada. 
  • Embraiagem queimada. Além da embraiagem a patinar, pode ter mais dificuldade em mudar a velocidade, sobretudo na 1ª mudança e em marcha-atrás. Ocasionalmente pode notar um cheiro a queimado, embora nem sempre seja fácil de perceber se tem origem na embraiagem ou não. 
  • O veículo treme quando aumenta a velocidade. Outro sinal da embraiagem queimada, ou pelo menos de que o disco da embraiagem está muito desgastado, são tremores ou “soluços” quando acelera. 
  • Embraiagem dura. Se o pedal da embraiagem estiver rígido ou mais duro do que o habitual, algum componente da embraiagem pode estar avariado. 
  • Pedal da embraiagem em baixo, muito levantado ou com folga. Isto é um sinal de desgaste no pedal da embraiagem. Pode ser necessário afinar o pedal da embraiagem (quando aplicável) ou pode ser um sintoma de mais algum problema no sistema.
  • Embraiagem faz ruídos. Outro sinal da embraiagem avariada ou da embraiagem queimada é ouvir ruídos anormais, sobretudo quando muda de velocidade ou nas subidas. Geralmente, vai notar também um cheiro a metal queimado – é o disco da embraiagem.

Vale a pena reforçar a embraiagem? 

A embraiagem reforçada permite aumentar a potência do carro sem que o sinta a “patinar”, além de aumentar a flexibilidade da condução. 

Mas vale a pena reforçar a embraiagem?  Atualmente só se justifica em alguns veículos todo o terreno.

Em veículos 4x4 existe muitas vezes vantagens em colocar uma embraiagem reforçada para os esforços inerentes à utilização intensiva fora de estrada. Se for esse o seu caso informe-se numa oficina especializada sobre a possibilidade ou não de fazer essa alteração. 

Outro motivo para reforçar a embraiagem é usar atrelados com frequência. Se costuma usar atrelados ou caravanas, obriga o veículo a fazer mais esforço, pelo que reforçar a embraiagem pode ajudar a estender a sua vida útil. 

 

Há diferenças entre uma embraiagem bimassa e uma embraiagem monomassa?

Quando precisa de trocar a embraiagem, outra dúvida que pode surgir é esta: Se tiver uma embraiagem bimassa tem que a manter ou pode convertê-la para monomassa?  

Em primeiro lugar, precisamos de explicar a diferença entre estes 2 tipos de embraiagem:

  • A embraiagem de monomassa tem apenas um disco de aço. Ela é mais leve sendo também mais económica – tanto quando compra uma peça nova, como nas substituições. 

  • A embraiagem de bimassa, (duas massas) tem 2 discos de aço. A grande vantagem de um sistema bimassa é a maior absorção das vibrações do motor. Desta forma o sistema de transmissão é mais protegido e o condutor sente muito menos trepidações. Quando se torna necessário substituir uma embraiagem bimassa o preço é superior ao de uma embraiagem monomassa. 

A regra a seguir é esta: se a sua viatura estiver equipada com uma embraiagem monomassa na altura de a substituir, coloque igualmente uma embraiagem monomassa.

Se por outro lado for uma embraiagem bimassa que estiver montada, na altura de a substituir,  instale sempre uma embraiagem bimassa. Existem kits no mercado de conversão de embraiagens bimassa em monomassa mas não são de todo aconselháveis. 

Se tiver dúvidas sobre qual o sistema que equipa o seu carro informe-se numa oficina especializada.

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