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  • Precisa de repor o Adblue no seu carro?
  • Acendeu a luz no painel ou recebeu uma mensagem de aviso da falta de AdBlue?

COMO FUNCIONA O SERVIÇO DE ADBLUE NA MFORCE?

Sempre que a luz ou mensagem de aviso da falta de AdBlue se acenda no painel, dirija-se a uma Oficina MForce para efetuar a sua reposição no depósito próprio. A reposição do líquido é um serviço bastante rápido, que demora aproximadamente 10 minutos em qualquer uma das nossas oficinas. Lembre-se que, se o seu carro ficar sem líquido AdBlue no depósito, não anda. Por isso, também deve repor este líquido antes de uma viagem longa ou de ir de férias. Evite os imprevistos!

 

ADBLUE - O QUE É O ADBLUE?

Ao contrário do que ouvimos muitas vezes, o AdBlue não é um aditivo do combustível. O AdBlue (ou DEF) é um líquido diferente, com um depósito próprio, uma mistura à base de ureia (32.5%) e água desmineralizada (67.5%). Atua como um catalisador no sistema de escape nos veículos a gasóleo com tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction, ou Redução Catalítica Seletiva). A sua função é diminuir as emissões de gases nocivos e é obrigatório nos veículos ligeiros a gasóleo comercializados desde 2015.

Se o depósito de AdBlue ficar vazio, o motor não arranca.

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CONSELHOS - ADBLUE

Deve repor o líquido a cada 5.000 – 10.000 kms.

A grande maioria das viaturas mostram um alarme no painel de controlo. No entanto, se não é o caso do seu carro, verifique as indicações do fabricante e fique atento à quilometragem.

Se o carro estiver parado, reveja as recomendações do fabricante. A maioria dos fabricantes de AdBlue recomenda uma utilização máxima de 12 meses.

ADBLUE - COMO FUNCIONA?

Depois dos gases de combustão terem passado pelo turbo, o fluido de escape diesel (DEF, do inglês diesel exhaust fluid) – mais conhecido como AdBlue – é injetado no sistema de escape. O calor faz com que o AdBlue se converta em amoníaco. É esse amoníaco que chega a um catalisador de redução seletiva (conhecido pela sigla SCR), que transforma os óxidos de nitrogénio (NOx) dos gases de escape em água (vapor) e nitrogénio (azoto). Em alguns modelos de marcas premium, tais como a Mercedes-Benz, Volkswagen e Audi, este sistema é conhecido como BlueTEC, mas o funcionamento é semelhante.

Devido a este mecanismo, reduzimos até 90% os óxidos de nitrogénio libertados para a atmosfera. Hoje em dia, a emissão de NOx dos veículos a gasóleo é comparável à dos veículos a gasolina.

ADBLUE - PARA QUE SERVE?

Este tipo de tecnologia foi uma das soluções que os fabricantes de automóveis encontraram para cumprir as Normas Euro 6 no que diz respeito à redução das emissões poluentes dos veículos. Ela é obrigatória nos veículos pesados a diesel desde 2006 (Normas Euro 4) e nos veículos ligeiros a diesel desde 2014 (com efeito a partir de 1 / Janeiro / 2015). Todas as marcas que produzem AdBlue devem obedecer às normas DIN 70070 e ISO 22241. 

A sua única função é tornar os motores mais limpos e reduzir a pegada ecológica do trânsito rodoviário sem interferir com os níveis de poupança de combustível, dirigibilidade e potência.

Nos carros com este mecanismo, o motor será eletronicamente bloqueado e não trabalhará se o depósito de AdBlue estiver vazio.

Adblue MForce

ADBLUE - QUANTO GASTA CADA CARRO?

O consumo de AdBlue é cerca de 3% a 5% do consumo do combustível. Por isso, a quantidade de AdBlue que o carro gasta varia com as características de condução. Em média, com uma condução segura, o motor consome 1.5 a 2.5 litros de DEF por cada 1000 kms.

 

ADBLUE - QUANDO DEVE REPÔR?

Tendo em conta que a maioria dos carros tem um depósito de AdBlue com capacidade entre 10 a 20 litros, deve repor o líquido a cada 5.000 – 10.000 kms. A grande maioria das viaturas mostram um alarme no painel de controlo. No entanto, se não é o caso do seu carro, verifique as indicações do fabricante e fique atento à quilometragem. Se o carro estiver parado, reveja as recomendações do fabricante. A maioria dos fabricantes de AdBlue recomenda uma utilização máxima de 12 meses.

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