Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

Oficina mais próxima

MForce Cascais Shopping

SAÚDE AUTO

210 115 017

Fale com um especialista

MarcaçãoMarcação

Manter a distância de segurança

Manter a distância de segurança é uma regra básica, mas muitos condutores continuam a facilitar. A 90 km/h, e se só demorar um segundo a reagir, o carro precisa de 106 metros para ficar completamente imobilizado. Por isso, tenha sempre o cuidado de manter a distância de segurança indicada para a velocidade a que está a circular. Assegurar a “distância de reação” é a única forma de evitar acidentes quando surge um obstáculo.

 

Utilize os espelhos retrovisores

Uma condução segura é uma condução defensiva. Por isso, use os espelhos retrovisores para controlar o que se passa atrás e na parte lateral do automóvel. Tal como o seu instrutor de condução deve ter recomendado, olhe pelos retrovisores cada vez que vai parar, estacionar, acelerar, ultrapassar outro carro, mudar de direção ou de faixa. E não estamos só a falar dos retrovisores laterais: não se esqueça do retrovisor interior!

Preste atenção às luzes

As luzes são um elemento essencial para garantir a sua segurança e a de outros condutores. O exemplo mais claro é usar os piscas para circular nas rotundas e evitar multas. Além disso, deve saber escolher as luzes de faróis adequados à luminosidade e à meteorologia.  Só assim evita encadear os outros condutores ao mesmo tempo que o seu veículo permanece visível.

 

Se conduzir, não use o telemóvel

De certeza que já ouviu esta dica muitas vezes. Mas vale sempre a pena insistir na ferida, porque em 2018 os telemóveis foram responsáveis por 32% dos acidentes nas nossas estradas. Em 2019, 74% dos Portugueses usavam o telemóvel enquanto conduziam. Em fevereiro de 2022, em apenas uma semana, a polícia autuou 1400 pessoas por usar o telemóvel ao volante. Portanto, para bem da sua segurança e da sua carteira: se conduzir, não use o telemóvel.

Invista na manutenção do seu carro

Uma condução segura não depende só do condutor, também depende do carro. Para garantir a sua segurança na estrada, faça a revisão do automóvel na altura certa. A revisão pode incluir a mudança de óleo e filtro de óleo, o diagnóstico eletrónico, a substituição do filtro de ar, da correia de distribuição do filtro do habitáculo e de outros componentes sempre que necessário. Através de um Check-up Auto serão verificadas todas e quaisquer necessidades para garantir sempre a sua segurança na estrada.

 

Evite conduzir sob stress ou com cansaço

Há alguns anos, um inquérito a 19 países europeus chegou à conclusão que 17% dos condutores tinham adormecido ao volante nos dois anos anteriores. 7% dos acidentes deviam-se ao excesso de sono. E, no mesmo inquérito, Portugal era o 4º país em que os condutores mais adormeceram. Deve fazer pausas a cada 2-3 horas, esticar as pernas e evitar refeições muito pesadas. Se está a ter dificuldades em concentrar-se não arrisque, páre.

Preste atenção aos ciclistas

Em 2021, os acidentes com bicicletas aumentaram 20%. Há cada vez mais portugueses que optam pela bicicleta, mas ainda há poucas ciclovias nas cidades. Por isso, enquanto condutor, deve ter atenção redobrada nos cruzamentos e olhe em todas as direções, em vez de estar só à procura de veículos maiores. Ao mudar de faixa, mantenha alguma distância das bicicletas e evite movimentos bruscos que podem assustar o ciclista.

 

Adapte-se para conduzir à noite

Conduzir com menos visibilidade tem desafios que não deve menosprezar. Primeiro, dê tempo aos seus olhos para se habituarem à falta de luz. Evite olhar diretamente para os faróis dos veículos que circulam no sentido oposto. Depois, incline ligeiramente o espelho retrovisor para que os faróis do carros atrás de si não ofusquem a sua visão. E mantenha uma distância de segurança ainda maior porque não vê os obstáculos!

Conduzir com o vento

A maioria dos portugueses já se deparou com ventos fortes a conduzir em pontes ou viadutos nas autoestradas. Por vezes, o vento pode ser tão forte que altera a trajetória do veículo, por isso reduza a velocidade. Feche todas as janelas, certifique-se que a carga no tejadilho está bem presa e tenha cuidado ao ultrapassar veículos altos. Finalmente, tenha em consideração que a buzina pode não se ouvir em dias muito ventosos.

 

Calma ao trocar de faixa e ao ultrapassar

O excesso de velocidade é a principal causa de acidentes em Portugal. Contudo, os acidentes ao trocar de faixa também são frequentes. Conduza com calma, preste atenção às placas e não mude de faixa repentinamente. Se está a ultrapassar, use os retrovisores para ver os carros que vêm atrás de si. Ultrapasse o veículo à sua frente rápido e regresse assim que possível à faixa da direita. Se o estão a ultrapassar, reduza ligeiramente a velocidade e encoste-se no máximo à direita.

Antes de viajar, verifique os travões

Se vai viajar ou circular em estradas montanhosas, verifique sempre o estado dos travões. Se o pedal estiver a vibrar, provavelmente está na altura de substituir as pastilhas ou os discos. Ao mesmo tempo verifique sempre o estado dos discos de travão. No caso de notar mais dificuldade a travar enquanto o carro está com muita carga, evite travagens muito prolongadas. Se voltar a acontecer, procure uma oficina perto de si.

 

Mantenha uma posição correta

Ter atenção à sua postura enquanto conduz evita a fadiga muscular e problemas de circulação. No entanto, desengane-se se pensa que é apenas uma questão de conforto! Se passa muito tempo a conduzir, também é uma questão de segurança. Adotar uma posição correta permite-lhe controlar melhor o veículo e reagir com mais rapidez. Leia aqui o guia do Automóvel Clube de Portugal sobre a posição correta para conduzir.

 

E terminamos por hoje. Boas viagens, sempre em segurança!

Serviços MForce
ver todos os serviços
  • Mantemos a Garantia
  • Peças Homologadas
  • Técnicos Profissionais
A pensar em si
A PENSAR EM SI
Saúde Auto

Saúde Auto

Higienização

Higienização

Recolha Entrega

Recolha Entrega*

Recolha/entrega chaves 24h

Recolha/entrega chaves 24h*

Serviço Mobilidade

Serviço Mobilidade*

Marcação digital

Marcação digital

MForce, a melhor solução integrada para resolver qualquer problema do seu carro

Profissionalismo     Fiabilidade e Garantia     Conveniência     Rapidez     Qualidade e Preço

 

* Serviços disponíveis em oficinas selecionadas. Para mais informações ligue 210 115 017