Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

Oficina mais próxima

MForce Cascais Shopping

SAÚDE AUTO

210 115 017

Fale com um especialista

MarcaçãoMarcação
  • Precisa de uma mudança de óleo do carro?
  • A luz indicativa do motor ou do óleo acenderam?
  • Há mais de um ano que não faz uma mudança de óleo?
  • Não faz uma mudança de óleo há mais de 5.000, 10.000, 15.000 ou 20.000 km?

Continue a ler para ficar a conhecer os nossos serviços de mudança de óleo e filtro e descobrir quando e porque o deve fazer. 

Serviços de mudança de óleo

Nas nossas mais de 80 oficinas espalhadas por todo o país, vai encontrar os profissionais mais experientes e qualificados para a realização de serviços de mudança de óleo.

O nosso serviço de mudança de óleo é o mais completo possível. Os óleos não são todos iguais e têm várias características. 

Na MForce, garantimos que o seu carro utiliza o tipo de óleo previsto pelo fabricante e a mudança de óleo é feita com recurso a lubrificantes das marcas mais reconhecidas do mercado, tais como a Castrol, a Galp ou a Repsol.

Visite-nos na oficina mais perto de si e conte com os nossos técnicos para verificarem, confirmarem e realizarem a mudança de óleo do seu carro, tendo em conta as necessidades específicas do motor do seu veículo.

Filtro de Óleo

O que é o filtro de óleo?

Um serviço completo de mudança de óleo envolve mais do que apenas mudar o óleo. Ao mudar o óleo do motor, deve sempre trocar também o filtro de óleo.

O filtro de óleo retém também as impurezas que circulam no circuito de lubrificação. Por sua vez, isto contribui para a diminuição da qualidade do óleo e para o desgaste excessivo do motor. 

Principalmente, quando: 

  • O filtro de óleo está demasiado sujo, diminuindo o fluxo de óleo e impedindo a lubrificação do motor do automóvel;
  • O filtro bloqueia totalmente e abre uma válvula de segurança que faz com que óleo deixe de ser filtrado.

Este segundo cenário transforma a mudança de óleo numa necessidade urgente, uma vez que o desgaste do motor se multiplica por 30 e as consequências para a sua vida útil se tornam extremamente graves.

Quando fazer a mudança de óleo?

Na MForce, recomendamos uma mudança de óleo uma vez por ano. Esta é uma boa prática que ajuda a garantir que a sua viatura funciona sempre que precisar e no modo mais eficiente possível.

No entanto, a frequência com que deve mudar o óleo do motor varia também de acordo com as próprias indicações do fabricante, o tipo de óleo que utiliza e ainda os quilómetros percorridos.

Mesmo que tenha feito uma mudança de óleo há menos de um ano, a maioria dos fabricantes recomenda trocar o óleo aos 5.000, 10.000, 15.000 ou 20.000 km.

A título de exemplo, os tempos médios de vida útil dos óleos para os motores mais comuns são:

  • A mudança de óleo mineral 15W40 deve ser feita aos 5.000 km;
  • A mudança de óleo semissintético 10W40 deve ser feita aos 10.000 km;
  • A mudança de óleo sintético 5W40 deve ser feita aos 15.000 km;
  • A mudança de óleo sintético Longlife deve ser feita aos 20.000 e os 40.000 km, em função das indicações designadas pelo fabricante.

 

Diferença entre um 5W30 e 10W30

Na escolha e na mudança de óleo, as siglas “5W30”, “10W30”, “5W40”, “10W40” ou “15W40” dizem sempre respeito à viscosidade do líquido. 

O número ou o valor mais pequeno (antes do W) corresponde à viscosidade do óleo a frio. Quanto mais baixo for este valor, melhor funcionará a baixas temperaturas. Estes tipos de óleos tendem a ser menos viscosos e, por isso, chegam com mais facilidade a todas as componentes do motor.

Já o valor mais alto (depois do W) indica o nível de viscosidade a quente. Quanto mais elevado, mais adequado se torna para suportar altas temperaturas e melhor se adapta a climas quentes.

Tem dúvidas quanto à mudança de óleo? Faça-nos uma visita ou ligue-nos diretamente

Qual o melhor óleo para o seu carro?

Quando leva o seu carro até uma das nossas oficinas para uma mudança de óleo, garantimos que o serviço é feito com recurso ao melhor óleo para o seu carro. 

Os nossos mecânicos vão confirmar e respeitar as recomendações do fabricante e mudar o óleo com base em três características fundamentais:

  • O nível de viscosidade necessária;
  • O nível de desempenho (rendimento mínimo do óleo);
  • O tipo de óleo recomendado (mineral, semissintético ou sintético).

 

Óleo mineral e óleo sintético?

Como vimos, os óleos não são todos iguais e a mudança de óleo deve ter isso em conta. Clique em cada um dos seguintes tipos de óleos e conheça as diferenças.


Óleo Mineral

Os óleos minerais são compostos por derivados de petróleo. Como a estrutura destes compostos é variável, é frequente serem misturados com aditivos (óleos semissintéticos) de modo a tornarem-no mais uniforme. 

Normalmente, o óleo mineral é mais barato e menos durável. Contudo, tende a ser o mais adequado para uma mudança de óleo nos carros anteriores a 1995, cujo motor foi pensado para ser compatível com este tipo de óleo.


Oléo Sintético

Os óleos sintéticos são compostos totalmente artificiais. São fruto da manipulação química e, por isso, as suas propriedades são mais estáveis. Muitas vezes, contêm também aditivos que ajudam a limpar o motor. 

Pela sua grande estabilidade e resistência à oxidação, a mudança de óleo com este tipo de características é o mais indicado para veículos de uso muito frequente e com uma grande quilometragem. Também são recomendados para motores mais potentes e que precisam de uma maior proteção. 


Óleo Semissintético

Os óleos semissintéticos têm uma boa durabilidade e uma boa estabilidade, o que lhes confere uma relação preço/qualidade bastante atrativa no momento de fazer uma mudança de óleo. 


A importância da mudança de óleo

Se pensa que a única função do óleo é lubrificar o motor, desengane-se. A mudança de óleo automóvel é indispensável para o bom funcionamento do seu veículo. 

Mesmo assim, com o tempo, o óleo e o filtro do óleo começam a acumular partículas em suspensão, impurezas e sujidade, que põem em causa a sua eficiência. Nesse momento, a mudança de óleo torna-se essencial.

Para garantir que tudo segue sobre rodas, deve fazer a mudança do óleo e do filtro do óleo com regularidade

A importância da Mudança de Ólleo

Estas são as 5 funções principais do óleo do motor:

  • Lubrificação: uma das principais funções do óleo é lubrificar as peças do motor e diminuir a fricção entre si. A sua película protetora elimina o contacto entre metais e peças em movimento, diminuindo o consumo de energia.
  • Arrefecimento: o óleo reduz o calor gerado pelo atrito entre as peças e arrefece os componentes do motor.
  • Limpeza: o óleo coloca em suspensão as impurezas, poeiras, resíduos de combustível e as partículas de desgaste que depois se depositam no filtro. Assim, mantém o motor limpo e evita a acumulação de sujidade, desgaste ou gripagem prematura dos segmentos, bem como a formação de depósitos no cárter.
  • Anticorrosivo: o óleo protege as superfícies internas do motor da corrosão causada pela água e pelos ácidos resultantes da combustão.
  • Incentiva a estanquicidade: a película de óleo contribui para a estanquicidade dos pistões, para fazer uma boa compressão e conservar o potencial do motor

Qual o melhor óleo para um motor a diesel? 

Para um motor a diesel, a mudança de óleo não exige nenhum tipo de óleo específico. Mesmo assim, existem óleos diferentes com normas diferenciadoras para cada caso concreto:

  • A Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) utiliza a letra A para a mudança de óleo em motores a gasolina e a letra B para a mudança de óleo em motores a diesel;
  • O Instituto de Petróleo Americano (API) usa as letras S e C, para as mudanças de óleo em motores a gasolina e a diesel, respetivamente.

Na MForce, seguimos sempre as indicações do fabricante, tanto para a mudança de óleo, como para a revisão oficial. 

Óleo para o motor

Preço da mudança de óleo e filtro 

O melhor óleo para o seu carro será sempre aquele que o fabricante pensou para aquele motor em concreto. Por isso mesmo, o preço da mudança de óleo e filtro depende sempre do seu veículo, em particular.

Serviços MForce
ver todos os serviços
  • Mantemos a Garantia
  • Peças Homologadas
  • Técnicos Profissionais
A pensar em si
A PENSAR EM SI
Saúde Auto

Saúde Auto

Higienização

Higienização

Recolha Entrega

Recolha Entrega*

Recolha/entrega chaves 24h

Recolha/entrega chaves 24h*

Serviço Mobilidade

Serviço Mobilidade*

Marcação digital

Marcação digital

MForce, a melhor solução integrada para resolver qualquer problema do seu carro

Profissionalismo     Fiabilidade e Garantia     Conveniência     Rapidez     Qualidade e Preço

 

* Serviços disponíveis em oficinas selecionadas. Para mais informações ligue 210 115 017