Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

Oficina mais próxima

MForce Cascais Shopping

SAÚDE AUTO

210 115 017

Fale com um especialista


Transmissão

O sistema de transmissão do carro serve para transmitir a potência do motor até às rodas. Ou seja, faz com que as rodas funcionem a um determinado número de rotações por minuto, consoante a velocidade do motor.

Nem todos os automóveis têm o mesmo tipo de transmissão – há diferentes tipos de transmissão, consoante a posição do motor e o eixo motriz. Estes são os tipos de transmissão que pode encontrar:

  • motor e eixo motriz dianteiro: na maioria dos automóveis, o motor está na frente do carro, assim como o eixo motriz. Este sistema é pequeno e mais económico do que os restantes. 
     
  • motor e eixo motriz traseiro: o motor e o eixo motriz estão ambos na parte traseira do carro. É um sistema mais comum em carros desportivos. 
     
  • motor dianteiro e eixo motriz traseiro: nesta configuração, o motor fica na parte da frente do carro enquanto o eixo motriz está na parte traseira, o que obriga a transmissão a atravessar todo o carro. Marcas como a BMW e a Mercedes, usam este tipo de sistema em muitos dos seus modelos. 
     
  • motor central e tração traseira: esta configuração é usada apenas em carros puramente desportivos, de forma a distribuir melhor o peso. 
     
  • tração integral: a tração integral distribui a potência pelos eixos dianteiro e traseiro, o que dá ao condutor maior controlo do automóvel, mesmo em pisos escorregadios. É um sistema muito utilizado em carros todo-o-terreno e agora também disponível em vários veículos de gama média/alta. 

Podemos ainda fazer distinção entre a transmissão manual e a transmissão automática, consoante o tipo de caixa de velocidades do veículo: 

  • transmissão manual: as caixas manuais são muito comuns no parque automóvel português. O condutor tem de controlar 3 pedais e escolher a mudança adequada para cada momento. A manutenção da transmissão manual é geralmente mais simples e menos dispendiosa.
     
  • transmissão automática: com base na velocidade a que circula, a configuração automática decide qual é a melhor mudança para o que estamos a pedir ao veículo. Não existe pedal de embraiagem em viaturas com caixa de velocidades automática. A transmissão automática já vem praticamente de origem em todos os carros novos de gamas médias/altas e o seu conforto e performances têm correspondido às exigências dos condutores.

Serviços MForce
ver todos os serviços
  • Mantemos a Garantia
  • Peças Homologadas
  • Técnicos Profissionais
NA NA
A PENSAR EM SI
Saúde Auto

Saúde Auto

Higienização

Higienização

Recolha Entrega

Recolha Entrega*

Recolha/entrega chaves 24h

Recolha/entrega chaves 24h*

Serviço Mobilidade

Serviço Mobilidade*

Marcação digital

Marcação digital

MForce, a melhor solução integrada para resolver qualquer problema do seu carro

Profissionalismo     Fiabilidade e Garantia     Conveniência     Rapidez     Qualidade e Preço

 

* Serviços disponíveis em oficinas selecionadas. Para mais informações ligue 210 115 017