Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

Oficina mais próxima

MForce Cascais Shopping

SAÚDE AUTO

210 115 017

Fale com um especialista


Óleo do Motor

Quando ouvimos falar em “trocar o óleo” ou “mudar o óleo”, quase sempre diz respeito ao óleo do motor. Este óleo é na verdade um lubrificante para o motor do automóvel, que diminui a fricção entre as peças e aumenta a vida útil do motor. Além disso, também promove o arrefecimento do motor, mantém o motor limpo, promove a poupança de combustível e protege-o da corrosão.

Óleo do Motor

No entanto, o óleo começa a acumular partículas em suspensão, impurezas e sujidade, o que põe em causa a sua eficácia e eficiência. Para garantir que tudo funciona na perfeição, deve mudar o óleo e o filtro do óleo (os dois em conjunto) a cada 10.000 kms, 15.000 kms ou 20.000 kms consoante o tipo de óleo que tiver.

Tipos de Óleo de Motor

Os óleos do motor distinguem-se entre si pela sua viscosidade, pelo nível de desempenho e pela sua origem. Em relação a esta última, vejamos as 3 categorias principais:

– óleos minerais – derivam do petróleo “cru”, que depois é refinado para ser utilizado como lubrificante. É o mais económico de todos os tipos de óleo, embora não seja apto para carros mais modernos.

– óleos semi-sintéticos – combinam as características dos óleos minerais e dos óleos sintéticos. Não aguentam tanto tempo como os óleos sintéticos, mas também são mais acessíveis. A duração média de um óleo semi-sintético é de 15.000 kms.

– óleos sintéticos – são produzidos artificialmente e recomendáveis para automóveis atuais. São capazes de suportar um intervalo maior de temperaturas e têm uma vida útil extensa, estando aptos a suportar em pleno até 30.000 kms.

Viscosidade do Óleo

Cada embalagem de óleo tem a sua própria designação com dois números separados por uma letra, o W – por exemplo, 5W30, 5W40, etc. Qual o seu significado?

  • O primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso. 
  • O segundo número, depois do W, refere-se à viscosidade do óleo a 100ºC, quando o veículo já está em movimento. 

Quanto mais baixos forem ambos os números, significa que estamos perante um óleo sintético, com menos viscosidade.

Os óleos menos viscosos chegam mais rápido e com mais facilidade às componentes do motor, o que reduz o atrito entre cada uma delas. Além disso, auxiliam a poupança de combustível e as emissões de gases poluentes. No entanto, um número mais alto (por exemplo, 40W) indica um melhor desempenho a altas temperaturas, o que pode ser preferível em climas quentes.

Desempenho do Óleo

O desempenho reflete o rendimento mínimo do óleo e é estabelecido por 3 instituições internacionais:

– SAE, desenvolvido pelos engenheiros de transporte da SAE Internacional. De acordo com esta classificação, os óleos podem dividir-se entre Inverno, Verão e apropriados para todas as estações.

– API, de acordo com o Instituto Americano do Petróleo. Dividem-se nos seguintes grupos: S (motores a gasolina), C e F (motores a diesel). As categorias de serviço SN, CK-4 e FA-4 cumprem os requisitos mais recentes.

– ACEA, da Associação dos Construtores Europeus de Automóveis. As classificações A/B são para motores a diesel e gasolina; C para motores novos e E para motores a diesel de veículos de carga.


Serviços MForce
ver todos os serviços
  • Mantemos a Garantia
  • Peças Homologadas
  • Técnicos Profissionais
NA NA
A PENSAR EM SI
Saúde Auto

Saúde Auto

Higienização

Higienização

Recolha Entrega

Recolha Entrega*

Recolha/entrega chaves 24h

Recolha/entrega chaves 24h*

Serviço Mobilidade

Serviço Mobilidade*

Marcação digital

Marcação digital

MForce, a melhor solução integrada para resolver qualquer problema do seu carro

Profissionalismo     Fiabilidade e Garantia     Conveniência     Rapidez     Qualidade e Preço

 

* Serviços disponíveis em oficinas selecionadas. Para mais informações ligue 210 115 017