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Muitas vezes perguntam-nos quais os melhores pneus para chuva… E é uma boa pergunta! Os pneus podem perder metade da aderência no piso molhado, por isso até os condutores mais experientes têm mais dificuldade em conduzir à chuva.

Características dos pneus para a chuva

Quando os pneus perdem a aderência ao piso, há o risco de aquaplanagem. Normalmente isto acontece quando a estrada está inundada ou quando passa por um lençol de água. No entanto, também pode acontecer depois da chuva, com as lamas. O carro derrapa e perde o controlo. 

Apesar da importância de ter pneus bons para a chuva e prevenir a aquaplanagem, não há “pneus para chuva”. Temos “pneus de verão”, “pneus de inverno”, “pneus 4 estações” e “pneus todo o terreno”. Portanto, tem de verificar a qualidade da borracha e a profundidade dos sulcos para saber se vai escoar bem a água e aderir ao piso.

Mas é mais fácil do que está à espera! Se está à procura de um pneu bom para a chuva, comece por ver a etiqueta do pneu. Estas etiquetas são obrigatórias em toda a União Europeia e avaliam o desempenho do pneu de acordo com a aderência do pneu ao piso molhado, a eficiência de combustível e a classificação de ruído.

Cada um destes três parâmetros é avaliado de A a E, sendo “A” a melhor aderência e “E” a pior. A classificação é obtida com base na travagem do pneu em piso molhado, assumindo sempre que os travões estão em bom estado. Os pneus A travam mais rapidamente, enquanto os E precisam de mais alguns metros.

Então, quando está à procura de pneus bons para a chuva, não ligue só às marcas de pneus. O melhor que tem a fazer é prestar atenção às características do pneu.

Banda de rodagem

A banda de rodagem é o segmento do pneu que está em contacto direto com a estrada. A banda de rodagem divide-se em três partes: sulcos, ranhuras e barras. A banda de rodagem não só influencia a aderência ao solo, como também serve para escoar a água dos pneus.

Quando a banda de rodagem se desgasta, a superfície fica “rasa” e é mais difícil controlar o carro a tempo e a probabilidade de aquaplanagem aumenta. Para  evitar o desgaste dos pneus e aumentar a sua segurança (além de poupar o seu investimento, claro), deve:

  • evitar as travagens bruscas;
  • usar o pneu apropriado para cada estação;
  • distribuir o peso corretamente pelo veículo;
  • manter a pressão adequada (nem muito baixa, nem em excesso).

 

Profundidade dos sulcos

A profundidade mínima legal para os pneus é 1.6 mm. No entanto, nunca deve deixar os pneus chegar a esse estado – com 1.6 mm de profundidade, o pneu perde 95% da sua aderência. Dependendo das condições da estrada e do tempo, a distância de travagem aumenta 50% ou mais.

Nos pneus de verão, a profundidade nunca deve ser inferior a 3 mm e, nos de inverno, a 4 mm. (Recomendamos usar pneus de inverno pelo menos de novembro até março.) Aos 3 mm, a distância de travagem já aumenta pelo menos 30%, por isso não circule com pneus muito desgastados nesta altura do ano. 

Se encostar uma moeda de um euro ao sulco central do pneu e a parte dourada ficar visível, está na hora de trocar o pneu.

 

Largura do pneu

Existe a ideia de que um pneu largo é mais seguro. Em condições normais isto tem um fundo de verdade, mas à chuva não se verifica. Pelo contrário, circular com pneus largos à chuva aumenta a probabilidade de aquaplanagem porque a superfície de rolagem é maior. Por isso, antes de alterar o seu veículo, pondere se os pneus largos são a melhor opção para o clima da região onde vive.

 

Calibragem 

A calibragem (isto é, a pressão nos pneus) também é fundamental para manter o controlo do veículo. Quanto menor a pressão, maior a probabilidade de aquaplanagem. Em alturas de muita chuva, recomendamos verificar a pressão de ar nos pneus pelo menos uma vez por mês, sobretudo antes de viagens longas ou se andar com o carro muito carregado.

Atenção que, quando falamos em verificar a pressão de ar nos pneus, incluímos o pneu suplente! Lembre-se também de verificar sempre os pneus a frio, sem ter percorrido mais de 4 kms. Se não sabe calibrar os pneus, pode fazer um check-up gratuito à pressão dos pneus na MForce.

Vantagens dos pneus para a chuva

Do que vimos até aqui, torna-se claro que ter pneus para chuva em bom estado aumenta a sua segurança na estrada. No entanto, o próprio condutor notará a diferença, já que se torna mais fácil controlar e estabilizar o carro  mesmo em condições adversas. Em resumo:

  • Os pneus para a chuva garantem mais estabilidade na direção;
  • Permitem controlar melhor o automóvel, mesmo com o piso molhado;
  • Diminuem a probabilidade de derrapar em lençóis de água (aquaplanagem); 
  • Conseguem drenar melhor a água – os pneus com melhor performance da Pirelli conseguem drenar até 85 litros de água por segundo!

 

Pneus para a chuva na MForce

Se está à procura de um pneu bom para a chuva, na MForce vai encontrar as melhores marcas de pneus a preços muito competitivos. Use o nosso simulador de pneus (basta inserir a matrícula do seu carro) e compare as diferentes opções. Vai encontrar não só os preços dos pneus, como também a informação da etiqueta do pneu. Se está à procura de um pneu bom para chuva, guie-se pela classificação da aderência ao piso.

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