Pin Localização

Oficina mais próxima

MyForce Cascais Shopping

Saúde Auto

SAÚDE AUTO

210 115 017

Fale com um especialista

(chamada para a rede fixa nacional)

MarcaçãoMarcação

A pandemia causada pelo COVID-19 mudou a forma como vemos o mundo. De repente, focamo-nos em combater um inimigo invisível. Olhamos para tudo com desconfiança: qualquer superfície é uma potencial fonte de contágio, incluindo a porta do nosso prédio ou a porta do nosso carro. Provavelmente, sairemos todos um pouco mais hipocondríacos desta quarentena. No entanto, é bastante importante cuidar dos objetos e superfícies com que nos cruzamos diariamente a fim de minimizar a propagação do contágio deste coronavírus. E é por isso que a MYFORCE lhe quer explicar como manter o seu carro limpo, desinfetado e livre de vírus

Quer precise do carro todos os dias para ir trabalhar, quer o use apenas esporadicamente para reabastecer a despensa, é importante manter o carro desinfetado e evitar levar o novo coronavírus de viagem. De resto, estas medidas são eficazes para manter o carro limpo em qualquer circunstância em que tenha de viajar com um amigo ou familiar doente. Mesmo no futuro, quando esta pandemia acalmar!

Como desinfetar o carro e eliminar vírus

Tal como outros vírus do mesmo género, o SARS-CoV-2 (que causa a doença conhecida como COVID-19) é capaz de permanecer várias horas ou até dias em superfícies. Pensa-se que o vírus pode sobreviver até quatro horas no papel e até nove dias em superfícies de plástico, cobre ou metal. Por isso, o SARS-CoV-2 pode sobreviver no seu carro – ou no carro da empresa – durante muito tempo.

Então, como podemos desinfetar o carro e proteger-nos do COVID-19?

Imagem Fonte: Skoda

A SKODA lançou uma infografia recentemente para nos recordar quais são os pontos críticos de contágio:

  • No exterior, tenha especial atenção com os puxadores de portas e com a porta da mala.
  • No interior, destacamos o volante, manete da caixa de velocidades, os botões do rádio e do sistema multimédia, puxadores dos vidros e as alavancas para os piscas e limpa para-brisas.

A melhor maneira de evitar o COVID-19 no carro é, primeiro, usar um lenço para abrir as portas exteriores. No interior, é conveniente passar uma toalhita desinfetante para limpar estes pontos críticos antes de começar a conduzir. Isto é especialmente importante se conduz um carro da empresa que não é do seu uso exclusivo, uma vez que poderá desconhecer se a outra pessoa está infetada ou se teve sempre o cuidado de lavar as mãos antes de conduzir.

Caso não tenha uma toalhita consigo, use um pano de microfibra humedecido com álcool a 70% ou com uma solução líquida à base de álcool (nunca com uma concentração de álcool abaixo dos 60%). Lave sempre as mãos (ou use um antisséptico) antes de começar a conduzir

 

Uma alternativa ao álcool a 70%. Apesar de ser contraintuitivo, o álcool a 70% é mais eficaz a inativar o vírus. Como tem uma concentração maior de água, é menos volátil e fica mais tempo em contacto com o vírus do que o álcool a 96%. No entanto, a OMS sugere que a seguinte mistura produz 1 litro de desinfetante que pode usar tanto para desinfetar o carro, como superfícies em casa:

833.3 ml de álcool etílico a 96% + 41.7 ml de água oxigenada + 14.5 ml de glicerina a 98%

Como limpar os assentos e os estofos do carro

Apesar da prioridade ser limpar os pontos em que mais tocamos, qualquer superfície pode ficar infetada. A nossa roupa, por exemplo, pode ficar contaminada se nos encostamos a uma parede ou a uma porta com partículas virulentas. Então, embora seja mais complicado, também os assentos do carro deveriam ser limpos e desinfetados para evitar o contágio do COVID-19.

Tal como os pontos críticos de que falamos acima, os assentos, os apoios de mão e os estofos devem ser limpos com um pano húmido. Isso mesmo: esqueça o aspirador. Se o carro estiver contaminado, o aspirador pode levar à aerossolização das partículas e fazer com que se espalhem ainda mais. Pelo contrário, o pano húmido “agarra” e, com álcool, neutraliza o vírus. A exceção, claro, são os aspiradores a água. 

 

O novo coronavírus pode transmitir-se através do ar condicionado?

Esta é uma questão que ainda levanta muitas dúvidas. Neste momento, ainda não há certezas sobre a transmissão do vírus através do AC e não é recomendado mudar o filtro do habitáculo. No entanto, com base no nosso conhecimento sobre um vírus semelhante (o SARS-CoV-1) os sistemas de recirculação do ar podem fazer com que as partículas se voltem a projetar. Assim sendo, evite a recirculação de ar no habitáculo e conduza com o vidro parcialmente aberto para arejar o carro

 

Como abastecer o carro e evitar o contágio por coronavírus

Se tem cuidado a limpar o seu carro, então também deve ter algumas precauções quando for abastecer com combustível. A maioria das bombas funciona em regime de self-service – portanto, as pistolas de abastecimento são uma fonte de contágio. Ao tocar nas pistolas use sempre uma luva ou um lenço de papel agora que as luvas também começam a escassear. Outras recomendações que pode seguir para evitar o coronavírus quando vai abastecer o carro são:

  • atestar o depósito na totalidade. Como as bombas de gasolina são pontos de contágio, o melhor é evitá-las ao máximo. Aproveite a oportunidade para atestar o depósito na totalidade!

  • leve desinfetante. Com a possível exceção das áreas de serviço, neste momento não vai encontrar onde lavar as mãos depois de abastecer. Por isso, lave as mãos antes de voltar a entrar no carro (sim, mesmo que tenha usado luvas!). Existe sempre a possibilidade de se ter sujado sem querer ao descartá-las. Se não conseguir lavar as mãos depois de atestar, limpe o interior do carro muito bem ao chegar a casa.

  • evite pagamentos a dinheiro. Se possível, evite pagar em dinheiro ou tocar nos terminais de pagamento. Use um cartão bancário contactless (se tiver definido um limite alto o suficiente para abastecer o depósito) ou pague com o telemóvel (que deverá estar sempre desinfetado), usando apps como o MBWAY e soluções bancárias que permitem pagar através de QR codes.

Desinfeção de frotas durante a epidemia de COVID-19

Já aqui falámos sobre a importância de desinfetar carros que são usados por mais do que uma pessoa. Sem dúvida, essa é uma questão que se coloca na gestão de frotas e que merece especial atenção. Os transportes públicos de Lisboa e do Porto estão a usar um virucida que já existe no mercado há anos para a influenza e que é 99% eficaz a eliminar o vírus que causa a COVID-19. Mais: além de eliminar o vírus, o virucida tem uma película que resiste às lavagens habituais e que tem um efeito protetor até 30 dias. Trata-se do Microbe Shield Z-71 da marca Zoono. 

Contudo, devido à falta de desinfetantes no mercado, o melhor é preparar os seus funcionários para aprenderem a limpar corretamente os veículos da sua frota e redobrar os cuidados com a lavagem das mãos durante os próximos meses. 

As oficinas MYFORCE continuam disponíveis para si e estamos à sua disposição para efetuar qualquer serviço de mecânica rápida. Seguindo as normas da DGS, os nossos mecânicos tomam todos os cuidados recomendados para maximizar a sua proteção. 

Serviços MyForce
ver todos os serviços
  • Mantemos a Garantia
  • Peças Homologadas
  • Técnicos Profissionais
A pensar em si
A PENSAR EM SI
Saúde Auto

Saúde Auto

Higienização

Higienização

Recolha Entrega

Recolha Entrega*

Recolha/entrega chaves 24h

Recolha/entrega chaves 24h*

Serviço Mobilidade

Serviço Mobilidade*

Marcação digital

Marcação digital

MyForce, a melhor solução integrada para resolver qualquer problema do seu carro

Profissionalismo     Fiabilidade e Garantia     Conveniência     Rapidez     Qualidade e Preço

 

* Serviços disponíveis em oficinas selecionadas. Para mais informações ligue 210 115 017