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A tomada de consciência perante as alterações climáticas levou muitos condutores a ponderarem a substituição do seu clássico carro a gasóleo ou a gasolina por um carro elétrico. Faz sentido? Se sim, será o estado do nosso planeta a principal razão para pensar em mudar de carro? O nosso planeta fica, de facto, mais saudável - ou menos poluído - se optarmos por um carro elétrico em detrimento de um a gasóleo ou a gasolina? João Matos Fernandes, ministro do Ambiente, vaticinou o fim dos carros a gasóleo e uma espécie de baby boom dos carros elétricos. Tem razão?

As perguntas surgem-nos a alta velocidade. As respostas demoram o seu tempo. Talvez ainda venham a pé. Mas vêm.

 

 

 

O que é um carro elétrico?

Vamos, primeiro, esclarecer o que é um carro elétrico. Um carro elétrico é um tipo de veículo propulsionado por um motor elétrico. Estes diferem dos veículos usuais (a gasóleo ou a gasolina) pelo simples facto de utilizarem um sistema de propulsão elétrica e não a solução comum de motor de combustão interna. Este motor elétrico vai buscar a energia química armazenada nas baterias recarregáveis, que depois é convertida em energia elétrica para alimentar o motor. Por sua vez, o motor fará a sua conversão em energia mecânica. E é assim que o veículo anda. 

 

Vantagens e Desvantagens

 

  • Os carros elétricos apresentam uma série de vantagens bastante atrativas. Por exemplo, consomem muito pouco e são conhecidos pelo seu pouco desgaste das peças, pelo custo reduzido de manutenção, pelos seus motores silenciosos, pela autonomia suficiente para uso na cidade, e pelas emissões zero. 
  • Mas também têm as suas desvantagens: o preço do veículo e o preço das baterias é elevado. Para esta desvantagem, uma dica: carros elétricos usados - com o preço dos veículos elétricos ainda fora do alcance de muitos, esta pode ser uma solução. Outras desvantagens são a baixa autonomia e o processo de carregamento, que ainda está longe de ser o mais eficaz.

 

 

Manutenção dos carros elétricos

Por norma, a manutenção dos carros elétricos é mais barata comparando com os carros a gasóleo ou gasolina, uma vez que estes não usam óleos do motor, filtros nem correias. Desta forma, apenas é necessário fazer revisão de carros elétricos a cada 50 mil quilómetros.

Em contraponto, os carros movidos a combustíveis fósseis precisam de ir à revisão a cada 15 mil quilómetros. E, muitas vezes, o carro elétrico trava com o motor para recarregar baterias, o que impede um desgaste tão acentuado das pastilhas dos travões. Os pneus também não são tão afetados, permitindo uma maior durabilidade - cerca de 100/120 mil quilómetros, com um custo de 100 euros por ano.

Se necessitar de realizar a manutenção deste tipo de veículos, poderá agendar um serviço na sua oficina MForce mais próxima.

 

Onde carregar os carros elétricos?

Aqui está uma pergunta que muitos pretendentes a condutores de carros elétricos têm. E é uma pergunta que faz todo o sentido ser feita, até porque há três aspetos essenciais a ter em conta:

  1. Há, ainda, uma certa dificuldade de acesso aos pontos onde se podem carregar os carros elétricos;

  2. Mantêm-se alguns problemas nos postos de carregamento dos veículos elétricos, em Portugal; 

  3. Os carregamentos dos veículos elétricos ainda são bastante demorados. 

 

De todo o modo, estes aspetos tendem a ser resolvidos com o tempo. São dores normais de crescimento. Faz tudo parte do processo. E já há bastantes pontos de carga onde pode reabastecer o seu veículo elétrico. Falamos dos postos Cepsa, EDP, Galp, KLC, Mobiletric e Prio.

Apesar da existência desta rede pública de postos de carregamento, é quase indispensável que você, enquanto proprietário e condutor de um veículo elétrico, disponha de um espaço próprio onde possa carregar a bateria da sua viatura.

Assim, o aconselhável é a aquisição de uma wallbox, o chamado posto de carga doméstico que reduz bastante o tempo de carregamento. Para além dos fabricantes de viaturas elétricas, há outras empresas que fornecem e instalam wallboxes adequadas para cada tipo de carro e casa. Basta googlar e encontra facilmente. 

 

 

Custo de carregamento de um veículo elétrico?

O pagamento pelo carregamento de carros elétricos já está em vigor desde Novembro de 2018 mas, por enquanto, apenas tem sido taxada a utilização dos pontos de carregamento rápido, que é como quem diz, aqueles que garantem 80% da carga das baterias em meia hora.

A fatura total depende sempre da operadora que escolher, uma vez que inclui três parcelas: o custo do operador do posto de carregamento, o custo do comercializador de eletricidade para a mobilidade elétrica e, claro está, as taxas e impostos. 

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