Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

Oficina mais próxima

MForce Cascais Shopping

SAÚDE AUTO

210 115 017

Fale com um especialista

Se é daquelas pessoas que ruma a um lugar diferente todos os fins de semana ou que vai passar as datas festivas longe de casa, esta checklist é para si.

Antes de se fazer à estrada, prepare-se: é melhor fazer double-check do que ter uma multa ou ficar encurralado na neve! Preparámos uma checklist para viagens de carro especialmente para si. 

O que verificar antes de viajar: 10 coisas essenciais


1. Documentos 

Dica nº 1 para evitar multas: não deixe ficar nenhum documento em casa! Quando viaja de carro, deve ter sempre consigo estes documentos:

  • Certificado do seguro automóvel;
  • Documento único automóvel (DUA); 
  • Ficha de Inspeção Periódica Obrigatória;
  • Carta de condução e um documento de identificação (cartão de cidadão ou passaporte).

2. Kit de Segurança 

Além dos documentos, deve confirmar sempre o estado dos elementos de segurança obrigatórios:

  • Pneu suplente;
  • Triângulo;
  • Colete refletor; 
  • Kit de primeiros socorros. 

Lembre-se que um azar nunca vem só: se tiver um acidente e não tiver o triângulo e o colete refletor, está sujeito a duas multas entre os 120€ e os 600€.

Se vai viajar para outro país, não se esqueça de verificar os requisitos específicos de cada código da estrada. Em Espanha, por exemplo, é obrigatório ter 2 triângulos de sinalização.

 


3. Pressão e desgaste dos pneus 

Os pneus são os únicos elementos do seu carro que estão em contacto direto com a estrada. Por isso, seja Verão ou Inverno, tem de garantir que eles estão sempre em bom estado, preparados para variações de velocidade e mudanças de vias. Uma das coisas mais importantes é verificar a pressão dos pneus e certificar-se que está de acordo com a recomendada pela marca.

Os pneus desgastados não aderem ao piso e a condução torna-se menos segura, especialmente em piso molhado. Se vai viajar para zonas com climas rigorosos, em geada ou neve, pondere equipar o carro com pneus de inverno ou correntes de neve. Este tipo de pneus tem mais sulcos (ou ranhuras) e, assim sendo, adere melhor à estrada. 


4. Nível do óleo do motor 

Quer evitar um aviso no painel de controlo a meio da viagem? Então, o melhor é mesmo verificar o óleo antes de viajar:

  • Deixe o carro trabalhar durante 5 minutos ou faça uma pequena viagem para que o motor atinja a temperatura correta; 
  • Depois retire a vareta do óleo, limpe-a com um pano velho, e volte a pô-la no tubo;
  • De seguida, retire-a novamente e meça o óleo pela mancha da vareta – se já estiver no fundo, o melhor é reabastecer antes de partir. Assim, irá evitar um imprevisto na estrada.

 


5. Nível do líquido refrigerante

Normalmente, o líquido de refrigeração é trocado a cada 2 anos ou a cada 40.000 kms (o que acontecer primeiro). Mas se está a verificar o óleo, vale a pena inspecionar também o nível de líquido refrigerante. Este líquido evita que o motor sobreaqueça mas, ao mesmo tempo, funciona como anticongelante. Ou seja, durante o Inverno evita que as componentes do motor congelem. 


6. Luzes: máximos, médios e mínimos 

Nunca vá de viagem sem verificar as luzes do carro, até porque não pode circular com luzes avariadas. Verifique os máximos, médios, mínimos, luzes traseiras, luzes de travão e luzes de mudança de direção.

Os nossos mecânicos recomendam ter um kit de lâmpadas essenciais para qualquer imprevisto.

 


7. Escovas do limpa pára-brisas & líquido de limpeza 

As escovas pára-brisas também são elementos de segurança importantes do carro. Ainda que deva fazer uma manutenção adequada ao longo de todo o ano, no Inverno deve prestar especial atenção às escovas. Nos meses mais chuvosos, é essencial que as escovas e o desembaciador consigam limpar bem o vidro para não comprometer a visibilidade. 


8. Tubo de Escape 

Talvez seja o passo mais simples: inspecione o escape visualmente para garantir que não tem qualquer fuga.


9. Travões

Outro item que não podia faltar nesta checklist são os travões. Os discos e as pastilhas dos travões desgastam-se com muita facilidade, por isso fique atento aos sintomas e troque as pastilhas antes de ser tarde demais. 


10. Estado da Bateria

Tenha o cuidado de inspecionar o estado da bateria, já que este é um elemento fundamental para movimentar o seu carro. Certifique-se de que a bateria do motor está bem carregada para que não aconteça o pior: tentar ligar o carro e… nada!

É normal a bateria perder capacidade de reter energia com o tempo, mas a situação complica-se com as temperaturas frias, que tornam as reações químicas da bateria mais lentas.


Serviços MForce
ver todos os serviços
  • Mantemos a Garantia
  • Peças Homologadas
  • Técnicos Profissionais
NA NA
A PENSAR EM SI
Saúde Auto

Saúde Auto

Higienização

Higienização

Recolha Entrega

Recolha Entrega*

Recolha/entrega chaves 24h

Recolha/entrega chaves 24h*

Serviço Mobilidade

Serviço Mobilidade*

Marcação digital

Marcação digital

MForce, a melhor solução integrada para resolver qualquer problema do seu carro

Profissionalismo     Fiabilidade e Garantia     Conveniência     Rapidez     Qualidade e Preço

 

* Serviços disponíveis em oficinas selecionadas. Para mais informações ligue 210 115 017