Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

Oficina mais próxima

MForce Cascais Shopping

SAÚDE AUTO

210 115 017

Fale com um especialista

MarcaçãoMarcação

Como preparar o carro e conduzir com chuva?

As primeiras chuvas depois do verão são as mais perigosas para os condutores. A chuva mistura-se com a sujidade e o óleo na estrada, pelo que fica especialmente escorregadia. Mas conduzir com chuva é sempre um perigo, porque é mais difícil controlar o carro enquanto conduz ou quando tenta ultrapassar. A probabilidade de ter um acidente em dias de chuva aumenta 30 a 40%.

Para evitar o pior, precisa de ter uma condução segura à chuva. Ainda assim, não é o suficiente. Também é importante ter um pneu bom para a chuva, verificar o estado dos travões, as luzes, os pára-brisas… Reveja as nossas dicas para conduzir com chuva e, se tiver dúvidas, marque o seu check-up auto na MForce! 

 

Dicas para conduzir com chuva

Limites de velocidade

  • Embora o limite de velocidade na autoestrada seja de 120 km/h para veículos ligeiros, deve reduzir a velocidade pelo menos 20% em condições adversas. Portanto, em dias de chuva, não ultrapasse os 96 km/h, mesmo nas estradas com boa qualidade e visibilidade. 
  • Modere a velocidade à saída de túneis ou de zonas mais abrigadas. Ao sair do túnel pode ser surpreendido por ventos fortes de forma inesperada! Também deve reduzir a velocidade nas zonas mais expostas, como pontes e viadutos

Distância de segurança

  • Geralmente, a distância de segurança a 90 km/h deve ser dois segundos. (O que significa “distância de dois segundos”? Faça um exercício. Fixe um ponto na estrada e conte até dois. Só deve chegar ao ponto depois de passarem os dois segundos.) Na autoestrada, é recomendável que a distância de segurança seja de 4 ou 5 segundos.
  • Uma das melhores dicas para conduzir com chuva é manter pelo menos esses  4-5 segundos de distância. Aliás, se está na autoestrada, aumente essa distância. 

Controlo do carro

  • Se conduzir com gelo e/ou neve, nunca use o travão. Use uma mudança de velocidade baixa para circular mais devagar e leve sempre as luzes acesas;
  • Desligue sempre o “cruise control” para manter sempre o controlo total do veículo.

Confirme o estado dos pneus

A aquaplanagem é um dos maiores riscos de conduzir com chuva. (E, apesar do nome, também pode acontecer com a lama!) Como a quantidade de líquido na estrada é tão grande, os sulcos dos pneus não o conseguem drenar. Como consequência, perdem o contacto com a estrada e o condutor não consegue controlar o carro. Por isso, quanto mais profundos os sulcos, menor a probabilidade de fazer aquaplanagem.

A título de exemplo, a uma velocidade de 120 km/h na autoestrada, um pneu novo com um sulco de 8 mm precisa de metade da distância para parar do que um pneu já desgastado, com um sulco de 2.5 mm. E 2.5 ainda é bem acima do limite legal de 1.6mm! Se os pneus do seu carro já têm pouca profundidade e está na altura de trocar, use o nosso simulador de pneus para encontrar as melhores marcas aos melhores preços.

Mas afinal, o que é um pneu bom para a chuva? Basta serem novos? Os melhores pneus para a chuva são os que têm melhor aderência à estrada. Por isso, embora não existam “pneus para a chuva”, recomendamos que use os pneus de inverno, que têm ranhuras (“lamelas”) mais profundas. De resto, a Michelin avisa que a borracha dos pneus de verão endurece abaixo dos 7ºC, o que compromete a aderência.

Verifique os travões do carro

Os travões não reagem tão rapidamente no piso molhado. Uma travagem brusca na estrada molhada pode deixar o seu carro a deslizar. Por isso, é essencial verificar o estado dos travões do carro antes da época de chuvas. Além disso, adopte uma condução segura. Em vez de recorrer aos travões, tire o pé do acelerador para abrandar. Use os travões apenas quando é estritamente necessário! 

Preste sempre atenção aos seguintes sinais para saber se está na altura de levar os travões à revisão:

  • a distância para travar aumenta;
  • tem de fazer mais força no pedal para travar;
  • o travão vibra de tal forma que sente no volante;
  • o carro “chia” ou faz um som muito agudo ao travar;
  • o aviso do sistema de travagem apareceu no painel do carro.

Troque as luzes do carro

Uma das principais regras para uma condução segura à chuva é ligar os faróis para aumentar a sua visibilidade. Aliás, em muitos países é obrigatório circular com os faróis acesos quando chove. Se tem uma visibilidade inferior a 100 metros, o que é habitual em dias de chuva intensa e tempestade, deve ligar os médios. Antes do outono e do inverno, verifique as suas lâmpadas auto. 

Lembre-se que, para aumentar a sua visibilidade, também pode evitar a condensação nos vidros com o ar condicionado. O pára-brisas com aquecimento eléctrico serve para desembaciar os vidros rapidamente, apesar de aumentar ligeiramente o consumo de combustível. E por falar em pára-brisas…

 

Substitua as escovas limpa pára-brisas

Em dias de Sol, os pára-brisas parecem um mero detalhe. Mas, quando vier o tempo de chuva, vai dar por falta delas! Mude as escovas limpa vidros sempre que já não estejam a deslizar bem ou a fazer ruídos estranhos. Também deve trocar de escovas se há zonas que continuam sujas, mesmo depois da limpeza ou se há zonas que não ficam humedecidas. Para durarem mais tempo, recomenda-se limpar as escovas pelo menos uma vez por mês.

Faça o alinhamento de direção

Alguma vez teve a sensação de que o seu carro foge para um lado, mesmo sem mudar de velocidade? Sente que o volante não volta com facilidade à posição inicial depois de fazer uma curva? Ou que tem de fazer esforço para virar? Não se preocupe, porque é um problema comum. Se costuma estacionar no passeio ou levar muito peso no carro, por exemplo, a direção fica desalinhada.

Felizmente, geralmente não é uma avaria difícil de resolver. Só tem de fazer o alinhamento da direção, que é um serviço rápido. Por isso, antes de se lançar à estrada, passe por uma oficina. Ter dificuldade a controlar o carro põe sempre a sua segurança em risco, mais ainda se a estrada estiver molhada com as primeiras chuvas. 

 

Check-up auto MForce

Se tem muitas coisas para arranjar, porque não passar por uma oficina da MForce para fazer um check-up ao seu carro? Encontre a oficina MForce e faça um check-up auto grátis e sem compromisso. O check-up é feito automaticamente com uma máquina, que tem o software sempre atualizado e licenciado para avaliar diferentes marcas. No final, explicamos o que precisa de fazer para manter o seu carro nas melhores condições.

Serviços MForce
ver todos os serviços
  • Mantemos a Garantia
  • Peças Homologadas
  • Técnicos Profissionais
A pensar em si
A PENSAR EM SI
Saúde Auto

Saúde Auto

Higienização

Higienização

Recolha Entrega

Recolha Entrega*

Recolha/entrega chaves 24h

Recolha/entrega chaves 24h*

Serviço Mobilidade

Serviço Mobilidade*

Marcação digital

Marcação digital

MForce, a melhor solução integrada para resolver qualquer problema do seu carro

Profissionalismo     Fiabilidade e Garantia     Conveniência     Rapidez     Qualidade e Preço

 

* Serviços disponíveis em oficinas selecionadas. Para mais informações ligue 210 115 017